CPI dos Bingos retoma depoimentos nesta quarta-feira



Depois do impasse gerado pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendeu o depoimento do caseiro Francenildo dos Santos Costa, na semana passada, a Comissão Parlamentar de Inquérito dos Bingos retomará os depoimentos de investigados e testemunhas. Nesta quarta-feira (22), os senadores do colegiado tomam o depoimento de Isabel Bordini, que foi superintendente do Departamento de Águas e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) durante a segunda gestão do prefeito Antonio Palocci. A oitiva acontecerá após reunião administrativa para apreciação e votação de requerimentos, marcada para as 11h30, ou após a reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Três ex-funcionários da Prefeitura de Ribeirão Preto (SP), Mauro Pereira Júnior, Paulo Antônio Henrique Negri e Marilene do Nascimento Falsarella, já afirmaram, em depoimentos à CPI dos Bingos, que Isabel Bordini participava ativamente do esquema de desvio de recursos na prefeitura por meio de planilhas adulteradas dos serviços de limpeza urbana a cargo da empresa Leão&Le;ão. Os três disseram que Isabel sempre aprovava as planilhas superfaturadas enviadas pela Leão&Le;ão.

Requerimentos

Entre os requerimentos a serem apreciados pela CPI dos Bingos estão três de autoria do senador Alvaro Dias (PSDB-PR). No primeiro, Alvaro Dias pede a convocação, para prestar depoimento, do corretor Carlos Magalhães, que também afirma ter visto o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, na mansão em Brasília chamada de "República de Ribeirão Preto". Em outro pedido, Alvaro Dias requer que a CPI solicite à Polícia Federal (PF) instaure inquérito para que sejam identificados os responsáveis pela violação do sigilo bancário do caseiro Francenildo. Alvaro Dias também apresentou requerimento que solicita à PF a instalação de outro inquérito, para que seja investigada a participação de Palocci nas reuniões realizadas na mansão em Brasília.

O senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) apresentou dois requerimentos: um pede a convocação do presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Mattoso, outro solicita a transferência dos sigilos fiscal, bancário e telefônico de Francenildo. Já o senador José Jorge (PFL-PE) enviou requerimento que solicita a convocação da vice-presidente de Tecnologia da Caixa, Clarice Coppetti.

A líder do PT no Senado, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), elaborou requerimento para que sejam investigados pela CPI assassinatos ocorridos em casas de bingos no bairro de Realengo, no Rio de Janeiro.

O senador Tião Viana (PT-AC), em conjunto com outros senadores, apresentou quatro requerimentos nos quais pede a convocação de Luiz Antônio Drummond, suspeito de ser bicheiro no Rio de Janeiro; de Onaireves Moura, suspeito de envolvimento com jogos no Paraná; e de Gustavo Gominho, delegado da PF na Paraíba. Por fim, Tião Viana pede que o Tribunal Regional Federal da Paraíba envie cópia do processo que resultou na prisão do ex-prefeito de João Pessoa (PB), Cícero Lucena.



21/03/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sílvio Pereira depõe na CPI dos Bingos nesta quarta-feira

CCJ retoma nesta quarta-feira votação da reforma do Judiciário

CPI do Roubo de Cargas ouve três depoimentos nesta quarta-feira

CPI DO PODER JUDICIÁRIO OUVE DOIS DEPOIMENTOS NESTA QUARTA-FEIRA

STF retoma nesta quarta-feira (11) votação sobre gestação de fetos anencéfalos

Senado retoma nesta quarta-feira esforço para votação de MP que amplia o crédito