CPI já tem o número mínimo de assinaturas



De acordo com o senador Renato Casagrande (PSB-ES), o requerimento do deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) pedindo a criação de uma comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) para investigar o uso indevido de cartões corporativos já tem as assinaturas necessárias para ser protocolado no Congresso Nacional.

O número mínimo necessário para instalar a comissão é de 171 parlamentares na Câmara dos Deputados e 27 no Senado. Casagrande não especificou a quantidade de assinaturas já coletadas, uma vez que muitos parlamentares ainda estão assinando o requerimento. Também por esse motivo, o documento ainda não foi protocolado. A expectativa de Casagrande é que o requerimento seja protocolado nesta tarde ou, no máximo, na quarta-feira (13) pela manhã.

O senador acredita, no entanto, que o impasse com a oposição sobre quem ocupará a presidência e a relatoria da CPI pode atrasar o início dos trabalhos da comissão. O senador lembrou que é praxe no Congresso que os cargos fiquem nas mãos das maiores bancadas - hoje são o PMDB e o PT - mas há também a tradição de que haja rodízio com a oposição. Os parlamentares oposicionistas anunciaram que obstruirão as votações no Congresso se não conseguirem um dos dois cargos.

Casagrande reivindicou ainda que os trabalhos do Senado não se prendam a um tema único, a CPI. Para o senador, a Casa precisa discutir pautas importantes como as reformas política e tributária, além do que chamou de "pacote ético" do Senado, que inclui a proposta que limita o voto secreto e a que regulamenta o funcionamento do Conselho de Ética.

O senador lamentou, no entanto, que o ambiente no Senado já esteja "contaminado" pelas denúncias e pela conseqüente disputa política em torno da CPI. Casagrande lembrou que, por acordo, apenas três matérias serão votadas nesta terça-feira e na quarta-feira, sendo que a pauta do Plenário conta com 49 itens e há mais de 200 matérias prontas para serem examinadas pelo Plenário da Casa.

- Hoje poderíamos votar muito mais, mas não vamos votar - disse.



12/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá: CPI dos cartões corporativos já tem número mínimo de assinaturas

Requerimento para CPI do Leite já tem número mínimo de assinaturas

Recesso Parlamentar/Proposta do PPB obtém número mínimo de assinaturas

Por falta de número mínimo de assinaturas de deputados, requerimento para CPMI do Futebol vai ao arquivo

Projetos de iniciativa popular poderão tramitar com número menor de assinaturas

Eleições 2010: TSE exige dos partidos número mínimo de candidatas