CPI quer explicação de ministros para ação de ONG que paga a brasileiros para que não produzam
O senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR), relator da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga a ação das organizações não-governamentais em questões indígenas, ambientais e de segurança nacional (CPI das ONGs), renovou nesta quarta-feira (6) o convite aos ministros da Agricultura, Marcus Vinicius Pratini de Moraes, e da Justiça, Paulo de Tarso Ramos Ribeiro, para que compareçam à CPI na próxima terça-feira (11). Caso não compareçam, serão convocados, com base no artigo 58, parágrafo 2º, inciso III da Constituição.
Os ministros da Justiça e da Agricultura deveriam depor nesta quarta-feira (6) na CPI sobre a ação da ONG Focus on Sabbatical, que reúne 4,5 mil agricultores canadenses e norte-americanos, e que segundo denúncias estaria pagando US$ 35 a agricultores brasileiros por acre de terra não plantado de soja.
- É um absurdo e inaceitável que estrangeiros interfiram no sistema produtivo brasileiro e comprometam a nossa balança comercial, nossa economia, nossa produção - disse o senador Mozarildo Cavalcanti.
A Focus estaria sabotando a produção brasileira a fim de valorizar o preço internacional da soja, produto de exportação dos Estados Unidos.
Antes de encerrar a reunião da CPI desta quarta, Mozarildo leu correspondência de junho deste ano, enviada pelo ministro Pratini de Moraes, da Agricultura, ao então ministro da Justiça, Miguel Reale Jr., pedindo apuração e providências contra a ação da ONG em território brasileiro. O presidente da CPI também leu discursos pronunciados em Plenário pelos senadores Carlos Bezerra (PMDB-MT) e Jonas Pinheiro (PFL-MT), denunciando a ação da Focus e pedindo providências ao governo federal.
06/11/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
SUASSUNA QUER EXPLICAÇÃO DE MINISTROS SOBRE REFORMA AGRÁRIA
Paulo Bauer quer explicação sobre débitos da Venezuela com exportadores brasileiros
Ministros explicação alteração na taxação de herbicida chinês
Walter Pinheiro destaca ação de partidos da base para trazer ministros ao Congresso
Camata alerta para ação de Hugo Chávez em municípios brasileiros
Embratur realiza ação na Venezuela para promover destinos brasileiros na América do Sul