CPTM investe R$ 57 milhões em máquinas de manutenção



Verba integra plano de expansão, e um dos objetivos transformar 160 km de linhas em metrô de superfície

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) encomendou a fabricação de 12 máquinas, dotadas de tecnologia de ponta, que serão utilizadas no aprimoramento dos serviços de manutenção das vias e rede aérea de energia, a partir de 2009.

O investimento, da ordem de R$ 57,2 milhões, faz parte do Plano de Expansão da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, que prevê R$ 17 bilhões para a CPTM e Metrô. Um dos objetivos até 2010 é transformar 160 km de linhas da CPTM em metrô de superfície. Diante desse cenário, a manutenção está no foco dos investimentos, pois garante a confiabilidade, regularidade e disponibilidade dos sistemas sobre trilhos.

São máquinas cujas cabines de comando mais se parecem com a de um avião, tal a quantidade de comandos e sistemas informatizados. Processos que envolvem segurança e demandam muitas horas, como a troca de fios e cabos, serão executados automaticamente por esses modernos veículos, todos autopropelidos (não dependem de alimentação de energia ou reboque de carro-motor para se movimentarem).

Agilidade

Entre as novidades está uma lançadora e rebominadora de cabos da rede aérea capaz de recolher os fios antigos enquanto vai lançando, simultaneamente, os novos. Sua capacidade de lançar, recolher e tensionar 1.700 metros de fio de contato ou cabo mensageiro (uma bobina completa) em três horas de trabalho contínuo. A economia é de até dois terços do tempo atual necessário (nove horas).

A experiência bem-sucedida da CPTM com o VCA01, veículo de manutenção da rede aérea fabricado na Europa e considerado um dos mais modernos no Brasil, levou a empresa a adquirir outros dois. Cada um dispõe de uma plataforma leve de carga para transporte de bobinas de fios e cabos e de um vagão reboque com ferramentas, acessórios e equipamentos.

Para a inspeção das condições da rede aérea o veículo possui um sistema computadorizado chamado "Magic", que faz a medição, registro e análise eletrônicos das características da rede aérea, por meio de câmera posicionada acima da cabine de condução. O sistema possui no-break, que permite seu funcionamento ininterrupto.

A manutenção da via permanente ganhará mais três veículos: uma socadora, alinhadora e niveladora de via, de ação contínua; uma socadora, alinhadora e niveladora de aparelhos de mudança de via e uma reguladora e equalizadora de lastro. Os equipamentos terão microcomputadores inter-relacionados com sistemas mecânicos, eletroeletrônicos, hidráulicos e pneumáticos, além de permitir a execução dos serviços de modo totalmente automatizado ou manual.

Completam a lista seis caminhões de linha, equipados com duas pranchas de reboque cada, que serão utilizados para trabalhos de manutenção e inspeção de via permanente e sinalização. Todos são projetados tanto para o deslocamento de equipe técnica como para o transporte de material ferroviário. Eles possuirão guindaste hidráulico telescópico montado sobre o chassi do caminhão, com capacidade de levantamento de 9,8 t, alcance de 6 metros na horizontal e de 9,5 metros na vertical.

Da CPTM



07/07/2008


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