CPTM: Pontos turísticos estão na rota do Usuário do Amanhã
Museu da Língua Portuguesa e Jardim da Luz são visitados pelos próximos participantes do programa
O centro de São Paulo concentra diversos pontos turísticos como o Mosteiro de São Bento, o Viaduto do Chá, o Pateo do Colégio e a Catedral da Sé. Só no bairro da Luz estão reunidos a Pinacoteca do Estado, a Estação Pinacoteca, que abriga o Memorial da Liberdade, a Sala São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa e o Jardim da Luz. E são essas duas últimas atrações que os participantes do Programa Usuário do Amanhã, da CPTM, irão conhecer na próxima semana.
Na terça-feira (16/05), a criançada do EMEI Marcílio Dias, sai às 13 horas da Mooca rumo à Estação da Luz, outro ponto turístico fundamental da cidade. Enquanto passeiam de trem, os 60 alunos vão receber instruções sobre a correta utilização do transporte ferroviário, bem como noções de conservação, limpeza e segurança. Essa atividade funciona como uma lição de cidadania aos pequenos que aprendem desde já a conservar o patrimônio que é de todos.
No roteiro, a garotada sai da agitação da cidade e dá uma parada no Jardim da Luz para apreciar plantas, lagos, pássaros e alguns bichos-preguiça nos galhos das árvores centenárias. A história do jardim está intimamente ligada à ferrovia. Em 1860, uma parte do terreno foi entregue à Companhia Inglesa para a passagem da estrada de ferro que viria a compor o que hoje é a Estação da Luz.
Na quinta-feira (18/05), um grupo de 45 alunos do Centro Infantil Gran Leoni parte de Ribeirão Pires, às 9h30. Trata-se da primeira turma do Usuário do Amanhã a visitar o recém inaugurado Museu da Língua Portuguesa. Lá a garotada vai desvendar o universo da literatura, em espaços interativos, através das palavras de escritores e poetas.
Finalizando as atividades da semana, na sexta-feira (19/05), os alunos da E.E. Prefeito Helmuth H. H. Louis Baxmann, de Ferraz de Vasconcelos, saem da Estação Antônio Gianetti, às 9h45, para desembarcar na Estação Brás.
No programa, estão a ida aos centros de Segurança e de Controle Operacional da companhia e a tradicional visita a cabine do maquinista do Expresso Leste, que percorre o trecho da Luz a Guaianazes em 32 minutos.
Todos os participantes embarcam devidamente uniformizados com coletes do projeto e recebem gibis que alertam sobre temas como vandalismo e meio ambiente e um mapa contendo o nome das estações e das linhas para que saibam traçar o itinerário dos trens. Um carro da composição é especialmente reservado para levar a turma e os professores, da estação de origem à parada de destino e vice-versa.
O Programa Usuário do Amanhã visa conscientizar os futuros usuários para a correta utilização dos trens. Entidades que queiram participar do programa podem telefonar para 3226-4353/ 4354 ou ainda enviar um e-mai
05/12/2006
Artigos Relacionados
CPTM: Pontos turísticos estão na rota do Usuário do Amanhã
CPTM: Pontos turísticos estão na rota do Usuário do Amanhã
Transp. Metropolitanos: Pontos turísticos estão na rota do Usuário do Amanhã
CPTM: Pontos turísticos e cidadania no Projeto Usuário do Amanhã
CPTM: Pontos turísticos e cidadania no Projeto Usuário do Amanhã
CPTM: Pontos turísticos e cidadania no Projeto Usuário do Amanhã