CRA aprova audiência pública para discutir ações contra o desmatamento



A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) aprovou, nesta quarta-feira (2), requerimento do senador Sibá Machado (PT-AC) para a realização de audiência pública conjunta com a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) sobre a crise ambiental na Amazônia.

O debate contará com a participação da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; o diretor-geral da Polícia Federal, Luís Fernando Corrêa; do presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Bazileu Alves Margarido Neto; do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, e do presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rolf Hackbart.

A proposta já havia sido aprovada na CMA em 25 de março, que delegou à Subcomissão da Crise Ambiental da Amazônia a tarefa de organizar o debate. Por sugestão do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), apresentada na reunião da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, será incluído entre os convidados um representante da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Entre os temas previstos para discussão na audiência pública, estão o recadastramento fundiário obrigatório de todos os imóveis rurais situados nos municípios que mais desmatam; a aquisição de terras por estrangeiros na Amazônia; e a resolução do Conselho Monetário Nacional que estabelece algumas condições obrigatórias para a concessão de crédito destinado a empreendimentos rurais na região amazônica.

O senador Gilberto Goellener (DEM-MT) sugeriu convidar para o debate representantes dos órgãos ambientais dos estados afetados pelas recentes ações governamentais contra o desmatamento, mas o presidente da CRA, senador Neuto de Couto (PMDB-SC), sugeriu que essa proposta seja formulada em requerimento para audiência pública específica.

Essa proposta foi acatada pela comissão e o senador Gilberto Goellener deverá apresentar requerimento para realização de audiência pública destinada a debater pontos de vistas diversos dos apresentados pelo governo.

- Precisamos de um contraponto à exposição de motivos que farão os representantes do governo - disse Gilberto Goellner.

Durante a reunião, também foi discutida proposta do senador Flexa Ribeiro para criação de uma subcomissão destinada a debater a situação dos assentamentos da reforma agrária no país. Por sugestão do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), a proposta foi retirada de pauta e Flexa Ribeiro anunciou a intenção de, antes de voltar a submetê-la à comissão, conversar com os senadores José Nery (PSOL-PA), João Pedro (PT-AM) e Sibá Machado. Esses parlamentares consideram que a subcomissão é desnecessária neste momento.



02/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


CMA aprova audiência pública para discutir leilão de energia eólica

CDH vota nesta tarde requerimento de audiência pública para debater ações contra a corrupção

CFC faz audiência pública para discutir irregularidades no BNB

CFC faz audiência pública para discutir irregularidades no BNB

CCJ fará audiência pública para discutir CPMF

Audiência pública para discutir programa habitacional