CRA aprova projeto que beneficia licitantes com projetos voltados ao meio ambiente
A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) aprovou nesta terça-feira (4) o substitutivo ao projeto de lei que inclui exigências quanto a critérios de sustentabilidade ambiental nas normas gerais sobre licitações e contratos administrativos. O projeto será encaminhado para exame da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, em decisão terminativa.
O PLS 5/11 altera o inciso III do parágrafo 2º (renumerado para parágrafo 3º) do artigo 3º da Lei de Licitações (Lei 8.666/93) para estabelecer que o critério de desempate assegure preferência aos bens e serviços produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no país e em projetos e programas voltados para a proteção do meio ambiente.
A alteração revoga o atual inciso III do parágrafo 2º do artigo 3º, que garante preferência para os bens e serviços produzidos ou prestados por empresas brasileiras.
De autoria do senador Magno Malta (PR-ES) e relatada pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO), o projeto já havia sido aprovado na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).
A nova redação aprovada em substitutivo pela CMA, explicou Acir Gurgacz, teve como objetivo assegurar maior lisura à contratação, no sentido de que o órgão público que objetive realizar o processo licitatório tenha em seu âmbito norma interna que defina os critérios de sustentabilidade ambiental que deverão ser levados em consideração em suas contratações.
04/12/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alckmin fala sobre projetos voltados ao meio ambiente
Meio Ambiente: Primeira fase do projeto "Viver no Parque" beneficia 27 mil pessoas
Meio Ambiente: Conselho do Meio Ambiente aprova plano de manejo do Parque da Serra do Mar
Meio Ambiente: Conselho do Meio Ambiente aprova plano de manejo do Parque da Serra do Mar
CCJ aprova cargos de especialista em meio ambiente e projeto vai a Plenário
Senado aprova projeto que torna Chico Mendes patrono do meio ambiente