CRA avalia trabalhos de 2011



A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) aproximou o Senado da realidade do campo. Essa foi a avaliação do presidente da comissão, senador Acir Gurgacz (PDT-RO), na tarde desta sexta-feira (16), durante reunião da comissão para debater os resultados de seus trabalhos.

Gurgacz disse que a reunião servia como uma prestação de contas da Comissão de Agricultura, cuja responsabilidade, disse, aumenta ainda mais com o crescimento do setor agrícola. O senador informou que a agricultura representa um terço do produto interno bruto (PIB) brasileiro e deve crescer mais de 6% em 2011.

- O Brasil caminha pra ser o maior produtor e exportador agrícola do planeta - declarou o senador.

De acordo com o parlamentar, a CRA tem o intuito de interpretar o setor agrícola e apontar alternativas para as demandas mais urgentes. Para Gurgacz, o trabalho da comissão deve buscar melhorar a qualidade de vida na área rural.

- O desafio é que o pequeno produtor continue a viver no campo e do campo - disse Gurgacz. 

Código Florestal 

Temas como regularização fundiária, rede de frigoríficos e cooperativismo estiveram na pauta da CRA em 2011. O novo Código Florestal (PLC 30/2011) também foi objeto de debate na comissão. Gurgacz destacou o trabalho conjunto da CRA com as comissões de Meio Ambiente (CMA), de Ciência e Tecnologia (CCT) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) para a aprovação do projeto. Ele ainda elogiou a relatoria do deputado Aldo Rebelo (PCdoB) na Câmara dos Deputados e o trabalho dos relatores Luiz Henrique (PMDB-SC) e Jorge Viana (PT-AC), no Senado.

- Foi um amplo debate, ouvindo todos os setores da sociedade. O novo código traz mais segurança jurídica para o produtor rural - afirmou Gurgacz.

Para o próximo ano, Gurgacz disse que a CRA vai continuar seu trabalho de olhar para a situação do campo. De acordo com o senador, a comissão vai buscar o aprimoramento da legislação ambiental, a regularização fundiária da região amazônica e a evolução da logística da produção agrícola.

O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) disse que o agronegócio tem sustentado a economia brasileira, o que mostra a importância da CRA. O senador ainda elogiou o fato de a comissão se reunir na sexta-feira à tarde, quando costuma haver menos atividade no Senado.

- Foi uma agenda positiva - comemorou Casildo.

Ao longo de 2011, informou o senador Acir Gurgacz, a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária realizou 54 sessões, sem contar o ciclo de debates que promoveu, sempre nas sextas-feiras, 22 audiência públicas. Além disso, foram votados 28 projetos de lei e 75 requerimentos neste ano.



16/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão de Direitos Humanos avalia os trabalhos realizados em 2011

Comissão avalia trabalhos inscritos na EXPOGEP

Eunício Oliveira apresenta balanço dos trabalhos da CCJ em 2011

Economia mundial crescerá menos em 2011, avalia ministro da Fazenda

Iphan faz balanço sobre trabalhos de cooperação internacional de 2011

Congresso faz últimos preparativos para abertura dos trabalhos de 2011