CRA recebe vice-ministro da Agricultura da Polônia



A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) recebeu, nesta quinta-feira (28), o vice-ministro da Agricultura da Polônia, Tadeuz Nalewajk, acompanhado do embaixador da Polônia no Brasil, Jacek Junosza Kisielewski.

No início do encontro, o presidente da CRA, Acir Gurgacz (PDT-RO), lembrou a origem polonesa de sua família e os vínculos que sempre manteve com aquele país. O senador destacou que Nalewajk visita o Brasil no momento em que o governo federal anuncia o Plano Agrícola e Pecuário 2012-2013, com previsão de R$ 115 bilhões para o financiamento de atividades de custeio e investimento na agricultura comercial.

Ao falar aos senadores, o vice-ministro destacou os avanços tecnológicos conquistados pela produção agrícola e pecuária polonesa e manifestou o interesse do governo da Polônia em ampliar as áreas de cooperação com o Brasil.

Segundo informou, as políticas brasileiras que combinam inclusão social com crescimento econômico são acompanhadas com grande interesse pelos países europeus. Nalewajk apontou ainda o interesse dos exportadores poloneses de ampliar seus negócios com o Brasil. Os empresários, disse ele, têm buscado atender às exigências da legislação brasileira.

Conforme Acir Gurgacz, exportadores poloneses manifestaram interesse em vender ao Brasil produtos lácteos e da suinocultura. Waldemir Moka (PMDB-MS), observou, no entanto, que a produção brasileira nesses setores hoje busca ampliar o mercado interno.

Questionado sobre o interesse polonês de importação de carne bovina, o vice-ministro disse ser tradicionalmente pequena a participação desse produto na dieta das famílias polonesas, mas disse estar havendo um crescimento de demanda.

Imigração

A presença de imigrantes poloneses no Brasil foi outro aspecto ressaltado na apresentação de Nalewajk, que disse ter o Brasil o maior contingente de descendentes de poloneses entre os países da América Latina.

A participação de poloneses da colonização do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina foi lembrada pela senadora Ana Amélia (PP-RS) e pelo senador Casildo Maldaner (PMDB-SC). Também Waldemir Moka e Eduardo Suplicy (PT-SP) destacaram o papel desempenhado pelas famílias que vieram da Polônia para viver e trabalhar no Brasil, estando hoje seus descendentes inseridos no contexto brasileiro.



28/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Novo candidato foi ministro da Agricultura e vice-governador de Minas

Serra recebe vice-primeiro-ministro de Israel

Brasil recebe visita do vice-primeiro-ministro do Nepal

COMISSÃO DE INFRA-ESTRUTURA RECEBE VICE-MINISTRO ALEMÃO DAS COMUNICAÇÕES

Novo ministro do MDA recebe missão de fortalecer agricultura familiar

Tebet recebe embaixadores da China e da Polônia