COMISSÃO DE INFRA-ESTRUTURA RECEBE VICE-MINISTRO ALEMÃO DAS COMUNICAÇÕES



A Comissão de Serviços de Infra-Estrutura, presidida interinamente pelo senador Freitas Neto (PFL-PI), recebeu hoje (dia 27) a visita do vice-ministro das Comunicaçõesda República Federal da Alemanha, Paul Laufs,acompanhado de uma delegação integrada por parlamentares e empresários daquele país.

- A Alemanha é o segundo maior investidorno Brasil e o terceiro nosso maior parceiro comercial - disse o senador, ao abrir a reunião com os alemães, que estavam acompanhados pelo embaixador Claus Duisberger.

Freitas Neto fez aos integrantes da missão alemã uma breve exposição em que lembrou a modernização que vem ocorrendo na economia brasileira, em especial as reformas já introduzidas pelo Congresso no capítulo da Constituição que disciplina a ordem econômica. A abertura decorrente das reformas, segundo o senador, não apenas estimula o ingresso de capitais externos como também facilita a absorção de novas tecnologias e o aumento do comércio internacional.

A missão alemã visita o Brasil com vários objetivos, entre os quais examinar o programa de privatizações do país e examinar o contexto internacional em que vem sendo conduzido,especialmente no que se refere ao Mercosul. Seus integrantes reuniram-se também com o ministro das Comunicações, os presidentes da ECT e da Telebrás, os membros da Comissão de Comunicações da Câmara dos Deputados e os diretores de departamentos técnicos do Itamarati.

Freitas Neto, que recebeu um livrocoma novalegislação alemã de telecomunicações, traduzida para o inglês, considerou "bastante proveitoso" o encontro. Participaram da audiência, os senadores Gerson Camata (PMDB-ES), Hugo Napoleão (PFL-PI) e Waldeck Ornelas (PFL-BA).

O senador Gerson Camata (PMDB-ES) elogiou a lei alemã de telecomunicações, que, a seu ver, "é a mais moderna do mundo", e fez diversas perguntas. O vice-ministro esclareceu, entre outras coisas, que a Alemanha não pensa em censurar a Internet.

- Nós aceitamos a liberdade total para introdução global de qualquer coisa na Internet, mantendo-se o princípio da legislação alemã - acentuou.

Camata quis saber se os alemães têm ou tiveram algum problema em relação às rádios comunitárias, que no Brasil estariam funcionando clandestinamente. O vice-ministro disse que, na Alemanha, essas emissoras teriam contribuido "minimamente" para a democratização das comunicações.



27/08/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministro dos Transportes fala na Comissão de Infra-Estrutura

MINISTRO DAS MINAS E ENERGIA VAI COMPARECER À COMISSÃO DE INFRA-ESTRUTURA

Comissão de Infra-estrutura convida ministro dos Transportes para debater ferrovia Norte-Sul

Comissão de Infra-Estrutura recebe delegação de senadores mexicanos

Sala da Comissão de Serviços de Infra-Estrutura recebe o nome do senador Apolônio Salles

Infra-Estrutura aprova convocação do ministro dos Transportes