CRE aprecia indicação de diplomatas para as embaixadas de El Salvador e Tailândia
Também integra a pauta da CRE, que é presidida pelo senador Jefferson Péres (PDT-AM), uma exposição do ex-diplomata Jacques Guilbaud sobre as causas de sua exoneração do Itamaraty durante o regime militar. O requerimento para a convocação de Guilbaud foi apresentado pelo senador Roberto Requião (PMDB-PR).
O senador pelo Paraná informou que o ex-diplomata trabalhou no serviço de inteligência do Itamaraty, onde teria tomado conhecimento de superfaturamento na compra do prédio da embaixada brasileira em Lisboa. Guilbaud teria denunciado a irregularidade e, por isso, sofrido sanções do governo.
Requião disse que o diplomata foi removido para o Canadá, onde teria pedido asilo político. Posteriomente, o Itamaraty o exonerou sob a alegação de abandono de cargo. Hoje, o ex-diplomata trabalha como porteiro em Paris. Jacques Guilbaud sustenta ter sido demitido por razões políticas, mas o motivo oficial impediu que ele fosse contemplado pela Lei de Anistia.
O senador tentou durante mais de um ano rever a demissão na esfera administrativa. "As respostas evasivas do Itamaraty levaram a CRE a convocar o diplomata, que trará a sua versão para os fatos", explicou o senador. Requião adiantou que o dossiê elaborado por Guilbaud, ao qual ele teve acesso, tem consistência.
17/08/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado aprova indicação de diplomatas para embaixadas em Cingapura, Noruega e Islândia, Zâmbia e Bahamas
CRE APRECIA INDICAÇÃO DE FLECHA DE LIMA PARA ACUMULAR EMBAIXADAS DA ALBÂNIA E ITÁLIA
Aprovadas indicações para embaixadas no Uruguai e na Tailândia
CRE aprova diplomatas indicados para embaixadas na Namíbia e no Vietnã
CRE sabatina diplomatas indicados para chefiar embaixadas na Rússia e no Irã
CRE sabatina diplomatas indicados para as Embaixadas do Japão e de Moçambique