CRE aprova diplomatas indicados para embaixadas na Namíbia e no Vietnã



Os senadores da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovaram, por unanimidade, pareceres favoráveis às indicações do diplomata Cristiano Whitaker, para exercer o cargo de embaixador do Brasil junto à Namíbia, e do diplomata Alcides Gastão Rostand Prates, para chefiar a missão diplomática do país no Vietnã. Os nomes dos indicados pelo presidente da República ainda precisam ser aprovados pelo Plenário do Senado.

Caso seja aprovado, Prates irá substituir Whitaker na embaixada brasileira em Hanói, no Vietnã. O país disputa com o Brasil o mercado internacional de café e, segundo Prates, a produção vietnamita vem crescendo rapidamente, e já chega a 14 milhões de toneladas, volume superior à produção da Colômbia, um dos maiores produtores mundiais.

De acordo com o diplomata, o Brasil precisa estar atento à situação, pois existe a ameaça de que a produção vietnamita avilte o preço do café no mercado internacional. O problema vem sendo acompanhado pela Organização Mundial do Comércio (OMC), que analisa a candidatura do Vietnã para integrar o organismo.

20/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE sabatina diplomatas indicados para chefiar embaixadas na Rússia e no Irã

CRE sabatina diplomatas indicados para as Embaixadas do Japão e de Moçambique

Plenário aprova indicações para embaixadas no Líbano e na Namíbia

Senado aprova indicação de diplomatas para embaixadas em Cingapura, Noruega e Islândia, Zâmbia e Bahamas

Senado aprova 11 indicados para embaixadas brasileiras

CRE aprova indicados para embaixadas do Brasil no Azerbaijão e na Colômbia