Plenário aprova indicações para embaixadas no Líbano e na Namíbia
O senado aprovou nesta quarta-feira (31) as indicações de embaixadores do Líbano e da Namíbia. O nome de Affonso Emílio de Alencastro Massot, indicado para a embaixada do Líbano, foi aprovado por 53 votos a 6. Já Ana Maria Sampaio Fernandes, indicada para a embaixada da Namíbia, recebeu 49 votos favoráveis e quatro contrários.
Durante sabatina na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), no dia 18 de outubro, o embaixador indicado para o Líbano destacou a longa relação bilateral de amizade com o Brasil, iniciada durante a visita do imperador Dom Pedro II àquele país.
Segundo o embaixador, há, no Brasil, quase 10 milhões de descendentes de libaneses. Para ele, a importância do relacionamento entre Brasil e Líbano não vem das relações comerciais ou do PIB Libanês, e sim da “parceria de sangue”, que dá ao Brasil “cacife político” para na região e em todo o Oriente Médio.
Já a embaixadora indicada para a Namíbia, cuja sabatina também foi realizada no dia 18 de outubro, ressaltou a forte cooperação naval entre os dois países e o interesse daquele país em adquirir produtos navais do Brasil. Ana Maria também lembrou que a Namíbia mantém relações Angola e que pode se tornar membro observador da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
31/10/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Indicações para embaixadas junto à Namíbia e a São Tomé e Príncipe estão na CRE
Senadores analisam indicações para embaixadas do Brasil na Ucrânia, na Namíbia e em São Tomé e Príncipe
Plenário aprova indicações para cinco embaixadas
Plenário aprova indicações para o Cade e sete embaixadas
Plenário aprova indicações para cargos no BC, STJ, ANP, DNIT e embaixadas
Plenário aprova indicações para embaixadas do Brasil em Cingapura e na Ucrânia