CRE aprova embaixador para Timor Leste



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou nesta terça-feira (dia 5) a indicação do diplomata Antonio José Maria de Souza e Silva para o cargo de embaixador do Brasil no Timor Leste. O relator da indicação foi o senador Cristovam Buarque (PT-DF), que emitiu parecer favorável.

A CRE ainda aprovou a indicação da embaixadora junto a Trinidad e Tobago, Gilda Maria Ramos Guimarães, e do embaixador na Malásia, Marcos Caramuru de Paiva, para acumularem os cargos com as embaixadas brasileiras na Dominica e no Sultanato de Brunei, respectivamente.

Também foram aprovados dois requerimentos para a realização de audiências públicas. Solicitada pelo senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), a primeira audiência tem a finalidade de debater com o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Pereira Nunes, a atuação das autoridades brasileiras relacionada aos dados demográficos do país e ao sistema cartográfico. O senador percebeu que, no mapa mundi, o Brasil está cartograficamente diminuído em relação à Europa e à América do Norte e quer saber o que impede que se respeitem as respectivas proporções territoriais.

A segunda audiência, proposta pelo senador Flávio Arns (PT-PR), destina-se a discutir a situação das famílias abandonadas por uma parte dos brasileiros descendentes nipônicos que foram para o Japão em busca de trabalho, os chamados Dekasseguis. Para isso, serão convidados o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, o presidente da Associação das Famílias Abandonadas por Dekasseguis no Brasil (AfadBrasil), Djalma Straube, e a senhora Aparecida Margarete dos Santos Kayaki. As audiências ainda não têm data confirmada.



05/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADO APROVA ENVIO DE TÉCNICOS PARA TIMOR LESTE

CONGRESSO APROVA ENVIO DE TROPAS PARA O TIMOR LESTE

Plenário aprova acordo com Timor Leste

Senado aprova embaixadores do Brasil na China e no Timor Leste

Senado aprova indicações de embaixadores na Unesco e no Haiti, Sérvia, Timor-Leste e Guatemala

EMILIA PEDE PROVIDÊNCIAS PARA O TIMOR LESTE