Senado aprova embaixadores do Brasil na China e no Timor Leste
O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (19) a indicação do diplomata Valdemar Carneiro Leão Neto para o cargo de embaixador do Brasil na China. Ele vai acumular o cargo em Pequim com o de embaixador na Mongólia. Também foi aprovada a indicação de José Amir da Costa Dornelles para exercer o cargo de embaixador do Brasil no Timor Leste.
Durante a votação no Plenário, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) disse que o embaixador Valdemar Leão Neto é “muito capaz e competente” e hoje talvez seja um dos embaixadores mais importantes para a política externa do Brasil.
Os indicados foram aprovados pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) na última quinta-feira (14), após sabatina e votação secreta.
Durante a sabatina, Leão Neto lembrou que a China ocupa a posição hoje de segunda maior economia do planeta, atrás apenas dos Estados Unidos. Ele registrou que o país, cuja população ultrapassa 1,3 bilhão de habitantes, é hoje o maior parceiro comercial do Brasil.
Já o diplomata José Amir da Costa Dornelles definiu o Timor Leste, país localizado no sudeste asiático, como um parceiro interessante para o Brasil, já que parte da população fala Português.
– O Timor é um país pequeno, longínquo e obscuro, mas tem condições daqui a algumas décadas de se tornar uma nação muito relevante naquela região [Oceania]. O país está sendo construído do zero praticamente e tem demonstrando estar particularmente aberto a receber a cooperação brasileira – disse o diplomata.
19/03/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aprovadas indicações de embaixadores para China e Timor Leste
Senado aprova indicações de embaixadores na Unesco e no Haiti, Sérvia, Timor-Leste e Guatemala
CRE examina indicações para embaixadas na China e no Timor Leste
SENADO APROVA ENVIO DE TÉCNICOS PARA TIMOR LESTE
CRE aprova embaixador para Timor Leste
Plenário aprova acordo com Timor Leste