CRE aprova embaixadores para a Romênia e Guiné Equatorial




A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou, nesta quinta-feira (7), a indicação dos diplomatas Raymundo Santos Rocha Magno e Eliana da Costa e Silva Puglia para o cargo de embaixadores do Brasil na Romênia e na República da Guiné Equatorial, respectivamente. A indicação dos dois diplomatas pela Presidência da República pode ser examinada em Plenário ainda nesta quinta, em razão de requerimento de urgência da senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS).

O senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) ressaltou que os indicados têm as qualificações necessárias ao bom desempenho do cargo. Ele informou que Raymundo Magno conhece com profundidade a realidade da Romênia e destacou as qualidades de "grande administradora" de Eliana Puglia.

Para a senadora Ana Amélia, o exercício da representação diplomática amplia e fortalece as relações bilaterais entre esses países com o Brasil.

Em sua exposição, Raymundo Magno destacou que a Romênia tem enorme potencial para empreendedores brasileiros, especialmente na área de construção civil. Disse ainda que, como embaixador, vai ter a oportunidade de descobrir naquele país outras oportunidades de interesse do Brasil.

Elaine Puglia informou que sua atuação na Guiné Equatorial vai enfocar a cooperação entre os dois países em projetos como saneamento básico, transferência de tecnologia em agricultura familiar e treinamento de funcionários públicos. O estímulo ao intercâmbio comercial e cultural, informou, também serão focalizados em sua atuação.

Na reunião da CRE desta quinta-feira foram lidos os votos dos relatores sobre a indicação de José Maurício de Figueiredo Bustani para o cargo de embaixador em Mônaco; de Ana Maria Pinto Morales para o mesmo cargo na República da Zâmbia; de Vergniaud Elyseu Filho para a Estônia; de Pedro Henrique Lopes Borio para a República das Maldivas; e de Marco Antonio Diniz Brandão para o Butão. Os relatórios serão votados em uma reunião futura da CRE.

Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.



07/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE examina indicações de embaixadores para Romênia e Guiné Equatorial

Aprovados embaixadores para Mônaco, Romênia, Guiné Equatorial e Zâmbia

Senado aprova indicação de embaixadores para Mauritânia, Cuba, Botsuana, Guiné Equatorial, Chade e Mercosul

CRE aprova embaixadores para Romênia e Barbados

Senado aprova embaixadores para Romênia e Barbados

Comissão aprova indicação de embaixadores brasileiros para Suécia, Malta e Romênia