CRE aprova indicação de Afonso Cardoso para a embaixada na Irlanda



VEJA MAIS

Atualmente lotado em Toronto (Canadá), onde é cônsul-geral, o diplomata Afonso Cardoso foi indicado para ser o embaixador do Brasil na Irlanda. Seu nome foi aprovado nesta quinta-feira (12) pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). Para ser confirmada, a indicação ainda tem de passar por votação no Plenário do Senado.

Conforme destaca o parecer da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Afonso Cardoso nasceu em 1947 e iniciou sua carreira diplomática em 1975. Ao mencionar o currículo do diplomata, a senadora lembra os diversos cargos que ele já exerceu, como o de conselheiro na missão junto às Nações Unidas, em Nova York; o de ministro-conselheiro junto à Associação Latino Americana de Integração (Aladi), em Montevidéu; e o de responsável pela Coordenadoria-Geral de Acompanhamento de Mecanismos Políticos Multilaterais.

Balança comercial

Ao comentar as relações entre Brasil e Irlanda, o diplomata destacou que o Brasil exporta para aquele país cerca de US$ 357 milhões ao ano, enquanto importa em torno de US$ 700 milhões. Ele explicou que a Irlanda obtém um "superávit estrutural" devido à plataforma exportadora de sua economia, em um contexto "de um pequeno país com uma pequena população".

Afonso Cardoso chamou a atenção para o fato de que tanto as exportações como as importações entre os dois países são dominadas por produtos manufaturados. E, ao apontar possíveis oportunidades, sublinhou a dependência irlandesa em relação aos combustíveis fósseis (cerca de 95%).

– Uma das possibilidades para o Brasil é a oferta de energia limpa para eles – afirmou.

Tigre celta

Com menos de 1% da área do território brasileiro, a Irlanda (que ocupa a maior parte da ilha que divide com a Irlanda do Norte, país integrante do Reino Unido) tem uma população de pouco mais de quatro milhões de habitantes – a população do Brasil está estimada em 200 milhões de habitantes.

O Produto Interno Bruto (PIB) da Irlanda representa cerca de 8% do PIB brasileiro. Mas, conforme observou Afonso Cardoso, o PIB per capita irlandês é cerca de três vezes maior que o PIB per capita brasileiro quando medido pelo critério de paridade do poder de compra. Ele também destacou que a Irlanda está em 7º lugar no ranking dos países com melhores índices de desenvolvimento humano, enquanto o Brasil está em 84º.

O diplomata lembrou que, devido ao desenvolvimento econômico experimentado a partir da década de 1990, a Irlanda ficou conhecida como o "tigre celta". Afonso Cardoso ressaltou que "os investimentos maciços em educação" foram uma das causas desse desenvolvimento. Mas também recordou que, com a crise financeira iniciada em 2008, a economia daquele país foi muito prejudicada.



12/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão de Relações Exteriores aprova indicação para embaixada na Irlanda

Senado aprova indicação de diplomatas para Embaixada na Irlanda e representações internacionais

CRE sabatina indicado para embaixada na Irlanda

CRE APROVA INDICAÇÃO PARA EMBAIXADA NO PARAGUAI

CRE APROVA INDICAÇÃO PARA EMBAIXADA DO BRASIL NA ÍNDIA

Senado aprova indicação de Gregori para embaixada em Portugal