CRE aprova indicação de embaixador brasileiro no Vaticano



A  Comissão de Relações Exteriores (CRE) aprovou, nesta terça-feira (18), a indicação de Denis Fontes de Souza Pinto, para exercer o cargo de Embaixador do Brasil no Vaticano e, cumulativamente, junto à Ordem Soberana e Militar de Malta.

Em sua carreira no Brasil, o diplomata foi coordenador-geral de Orçamento e Finanças e diretor do Departamento do Serviço Exterior, antes de chegar ao posto atual, de subsecretário-geral do Serviço Exterior.

No exterior, foi conselheiro em Paris e em Pretória, e ministro-conselheiro na Missão junto à Comunidade Econômica Européia (CEE), em Bruxelas.

O Vaticano, com apenas 44 hectares de território, tem aproximadamente 800 habitantes fixos, dos quais cerca de metade detêm cidadania vaticana em função do vínculo do serviço.

Durante sabatina na comissão, os senadores questionaram a perda crescente de fiéis da fé católica para as igrejas pentecostais, o conservadorismo e a barreira do celibato. Denis Fontes falou sobre as diretrizes, reflexões e desafios da missão do governo brasileiro junto ao Vaticano.

Papa

O embaixador destacou as relações do Brasil, país de maior população católica do mundo, com a Santa Sé, que sobressai como um agente diplomático bastante ativo e com capacidade para negociar tratados e mediar conflitos internacionais.

Também foi ressaltado o papel da Santa Sé (o governo da Igreja Católica) como observadora permanente da Organização das Nações Unidas (ONU), na qual detém direito a voz, além de em outras entidades como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial.

Denis Fontes apontou ainda a posição suprapartidária do Vaticano e caracterizou o Papa Francisco como aberto ao diálogo, próximo do povo e profundo conhecedor da realidade latino-americana.

Patriota

Durante a sabatina foi lida comunicação formal do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, confirmando seu comparecimento à próxima reunião da comissão. Em função da ausência do ministro, convidado para o debate sobre a Aliança do Pacífico, na semana passada, a CRE condicionou a sabatina de três diplomatas à presença de Patriota. A indicação de Denis Fontes de Souza Pinto só foi analisada por causa da agenda bilateral, com a vinda do papa ao Brasil, em julho, para a Jornada Mundial da Juventude.



18/06/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova indicação de embaixador brasileiro no Vaticano

Senado aprova indicação de embaixadores para Vaticano e Zimbábue

CRE vota indicação de embaixador brasileiro na Venezuela

Aprovada indicação de embaixador brasileiro no Kwait

CRE aprova indicação de embaixador

Senado aprova indicação de embaixador