Senado aprova indicação de embaixador brasileiro no Vaticano



O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (19), a indicação de Denis Fontes de Souza Pinto, para exercer o cargo de embaixador no Vaticano e, cumulativamente, junto à Ordem Soberana e Militar de Malta.

Em sua carreira no Brasil, o diplomata foi coordenador-geral de Orçamento e Finanças e diretor do Departamento do Serviço Exterior, antes de chegar ao posto atual, de subsecretário-geral do Serviço Exterior.

No exterior, foi conselheiro em Paris e em Pretória, e ministro conselheiro na Missão junto à Comunidade Econômica Europeia (CEE), em Bruxelas.

O nome do diplomata foi aprovado na terça na Comissão de Relações Exteriores (CRE). Sobre as diretrizes, reflexões e desafios da missão brasileira junto ao Vaticano, Denis Fontes ressaltou o papel da Santa Sé como observadora permanente da Organização das Nações Unidas (ONU), na qual detém direito a voz, além de em outras entidades como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial.

O diplomata apontou ainda a posição suprapartidária do Vaticano e caracterizou o Papa Francisco como aberto ao diálogo, próximo do povo e profundo conhecedor da realidade latino-americana.

O relator da indicação na comissão, senador José Agripino (DEM-RN), destacou a experiência, sensibilidade e competência do diplomata para exercer o cargo.

A prioridade dada à votação do nome do embaixador se justifica pela agenda bilateral, com a vinda do papa ao Brasil, em julho, para a Jornada Mundial da Juventude – na qual se estima a presença de cerca de dois milhões de fiéis.

O senador Mário Couto (PSDB-PA), no entanto, mostrou-se preocupado com “o momento” da visita do Papa Francisco, já que o país vive uma onda de manifestações populares e revolta contra grandes eventos internacionais à custa de dinheiro público. Ele pediu uma avaliação sobre as condições de segurança do Pontífice e elogiou a aprovação de Denis Fontes ao posto de embaixador.



19/06/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE aprova indicação de embaixador brasileiro no Vaticano

Senado aprova indicação de embaixadores para Vaticano e Zimbábue

Senado aprova indicação de embaixador

Senado aprova indicação de novo embaixador do Brasil na Alemanha

Senado aprova indicação de novo embaixador para a Coreia do Norte

CRE vota indicação de embaixador brasileiro na Venezuela