CRE aprova indicação de embaixadores para a Índia e São Tomé e Príncipe




A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou, nesta quinta-feira (14), as indicações de Carlos Sérgio Sobral Duarte e José Carlos de Araújo Leitão para exercer o cargo de embaixador do Brasil na Índia e em São Tomé e Príncipe, respectivamente. Carlos Duarte ainda foi indicado para exercer cumulativamente a função em Butão. A decisão da CRE ainda depende de ratificação do em Plenário.

Na avaliação de Sobral Duarte, o momento atual é favorável ao crescimento econômico do Brasil e da Índia. Ele disse que a expansão econômica poderá ser feita com a diversificação do comércio entre os dois países. Ele também defendeu o fortalecimento de acordos bilaterais já firmados nas áreas de comércio, ciência e tecnologia e saúde, entre outros.

A Índia, informou Carlos Sobral, é a quarta maior economia do mundo e possui Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 4 trilhões. O crescimento econômico médio em 2010 foi cerca de 8%. Essas condições, destacou, despertaram grande interesse em firmar parcerias com o país.

No que se refere ao Butão, o indicado destacou que o país adota a monarquia e mantém relações apenas com 22 países, entre os quais o Brasil - único das Américas. Aquele país, informou Duarte, se destaca pela elaboração do Índice de Felicidade, assunto que o indicado disse pretender conhecer e constatar sua aplicação. 

José Leitão, por sua vez, lembrou que São Tomé e Príncipe é um país lusófono e disse pretender consolidar a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Estabelecer cooperação com o país, por meio da Petrobras, para exploração petróleo em alto mar também está entre as ações que o indicado pretende implementar.

Ele informou que a descoberta de petróleo no mar territorial africano poderá transformar a região em grande produtora e, se isso ocorrer, São Tomé e Príncipe ocupará uma posição estratégica para a atividade.

A CRE também apresentou as indicações de Marco Antônio Diniz Brandão e Maria Dulce Silva Barros para exercerem, respectivamente, o cargo de embaixador brasileiro no Egito e na Costa Rica. Marco Brandão também foi indicado para exercer a função na Somália e Estado da Eritréia. As indicações serão votadas pelos senadores em reunião posterior.

Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.



14/07/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova indicação de embaixadores para Ucrânia, Namíbia e São Tomé e Príncipe

CRE aprova novos embaixadores para a Costa Rica e São Tomé e Príncipe

Plenário aprova renegociação de dívidas de Senegal e São Tomé e Príncipe com o Brasil

CRE ouve indicado para ocupar Embaixada de São Tomé e Príncipe

Indicações para embaixadas junto à Namíbia e a São Tomé e Príncipe estão na CRE

CRE APROVA INDICAÇÃO PARA EMBAIXADA DO BRASIL NA ÍNDIA