CRE aprova novos embaixadores para a Costa Rica e São Tomé e Príncipe



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou, por unanimidade, em reunião realizada nesta quinta-feira (10), os nomes indicados pela Presidência da República para representar o Brasil junto à República de São Tomé e Príncipe e à República Democrática da Costa Rica. Para São Tomé e Príncipe foi acolhido o nome de Paulo Dyrceu Pinheiro por recomendação do relator, senador Marco Maciel (PFL-PE), e para a Costa Rica foi aprovado o nome de Francisco Soares Alvim Neto, com parecer da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO).

Em seu relatório, o senador Marco Maciel destacou a trajetória do diplomata de carreira do Ministério das Relações Exteriores Paulo Dyrceu Pinheiro, frisando o fato de o escolhido já haver exercido o cargo de embaixador em São Tomé e Príncipe, cumulativamente, com o de embaixador em Luanda entre 1986 e 1988.

Maciel observou também que as relações bilaterais entre os dois países estão mais fortalecidas, já que o Brasil acaba de abrir sua embaixada oficial em São Tomé e Príncipe, que era o único estado-membro da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) que não contava ainda com uma missão diplomática brasileira residente.

- O gesto do governo brasileiro reflete a prioridade que a diplomacia brasileira confere às relações com a África e, em particular, com os países africanos de língua oficial portuguesa - registrou o senador.

Para a embaixada na Costa Rica, a CRE acolheu a indicação de Francisco Soares Alvim Neto, que também é diplomata de carreira do Itamaraty e autor premiado em literatura portuguesa. Lúcia Vânia salientou, em seu relatório, a experiência diplomática de Alvim Neto, que já atuou também como secretário da Unesco em Paris. Ela também ressaltou a importância das relações do Brasil com aquele país pela forte tradição democrática da Costa Rica, sede da Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Tanto a argüição quanto a votação dos candidatos foram realizadas em reunião secreta, presidida pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP). Os nomes dos embaixadores ainda serão apreciados pelo Plenário no período de convocação extraordinária.



10/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE aprova indicação de embaixadores para a Índia e São Tomé e Príncipe

Senado aprova indicação de embaixadores para Ucrânia, Namíbia e São Tomé e Príncipe

CRE APROVA NOMES DE EMBAIXADORES PARA EGITO E COSTA RICA

Senado aprova embaixadores para Portugal, Costa Rica, Romênia e Zimbábue

ESCOLHIDOS EMBAIXADORES PARA GUINÉ-BISSAU E COSTA RICA

Indicações de embaixadores para o Egito e a Costa Rica serão votadas na quinta