CRE aprova indicações para embaixadas em Cingapura e na Noruega



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou nesta quinta-feira (3) o nome do diplomata Paulo Alberto da Silveira Soares para exercer o cargo de embaixador do Brasil em Cingapura, ilha localizada no sudeste da Ásia com 699 km² - menor, portanto, do que o Distrito Federal -, mas com altas taxas de crescimento econômico, graças ao pólo industrial de alta tecnologia e forte centro financeiro.

Na mesma reunião, a CRE aprovou o nome do também diplomata Sérgio Eduardo Moreira Lima para exercer, cumulativamente, as chefias das embaixadas do Brasil na Noruega e na Islândia, países situados no norte da Europa. Ambas as indicações presidenciais seguem agora para análise do Plenário.

Paulo Alberto Soares informou que o comércio bilateral entre Brasil e Cingapura vem crescendo de forma acentuada, sendo que a previsão é que, até o final do ano, atinja US$ 2,5 bilhões. E informou que está em andamento a assinatura de um protocolo de cooperação econômica envolvendo o Mercosul e aquela ilha-Estado.

Sérgio Moreira Lima, por sua vez, observou que a renda per capita da Noruega é uma das mais altas do mundo - US$ 64 mil -,com um detalhe: a Noruega possui excedentes de capital para investimentos, o que, observou, é atraente para o Brasil.

Por sugestão do senador Heráclito Fortes (PFL-PI), a CRE ouviu, em sessão reservada, Sérgio Moreira Lima, sobre a crise entre Israel e Líbano. Sérgio exerceu funções diplomáticas em Israel. O diplomata manifestou sua certeza de que está em curso o que chamou de gradual evolução para a obtenção da paz no Oriente Médio.



03/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova indicação de diplomatas para embaixadas em Cingapura, Noruega e Islândia, Zâmbia e Bahamas

Plenário aprova indicações para embaixadas do Brasil em Cingapura e na Ucrânia

Aprovadas indicações para embaixadas do Brasil na Nicarágua e na Noruega

CRE aprova indicações para embaixadas

Senado aprova indicações para embaixadas

Senado aprova indicações para embaixadas