Plenário aprova indicações para embaixadas do Brasil em Cingapura e na Ucrânia



O Plenário aprovou nesta quinta-feira (13) as indicações de João Gualberto Marques Porto Júnior e de Renato Luiz Rodrigues Marques, ambos ministros de primeira classe da carreira de diplomata do quadro permanente do Ministério das Relações Exteriores, para exercerem o cargo de embaixador do Brasil junto à República de Cingapura e à República da Ucrânia, respectivamente.

Na votação da escolha de João Gualberto Marques Porto Júnior, houve 59 votos favoráveis, um contrário e uma abstenção. Já na votação de Renato Luiz Rodrigues Marques, foram registrados 59 votos favoráveis, um contrário e duas abstenções.

De acordo com anexo à mensagem do ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso que designa o embaixador do Brasil junto à República de Cingapura, João Gualberto Marques Porto Júnior tem cursos de pós-graduação em Economia Internacional e Ciência Política na Universidade George Washington, foi chefe do Departamento de Política Comercial Internacional, embaixador em Manágua, cônsul-geral em Vancouver e em Hong Kong e Macau e encarregado de negócios em Londres, entre outros cargos.

No anexo à mensagem do ex-presidente Fernando Henrique designando Renato Luiz Rodrigues Marques, informa-se que o indicado tem cursos no âmbito do Mestrado de Relações Internacionais da Universidade Georgetown e Curso de Política Agrícola Comum no Mestrado do Instituto de Estudos Europeus da Universidade Livre de Bruxelas. Entre outros cargos, Renato Luiz Rodrigues Marques exerceu os de chefe da Divisão Econômica Latino-Americana, secretário de Comércio Exterior, primeiro-secretário em Washington e cônsul-geral em Barcelona.



13/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE aprova indicações para embaixadas em Cingapura e na Noruega

Senadores analisam indicações para embaixadas do Brasil na Ucrânia, na Namíbia e em São Tomé e Príncipe

Plenário aprova três indicações da presidente Dilma para Embaixadas do Brasil

Plenário aprova indicações para cinco embaixadas

Plenário aprova indicações para o Cade e sete embaixadas

Plenário aprova indicações para cargos no BC, STJ, ANP, DNIT e embaixadas