CRE aprova indicados para embaixada na Grécia e para orgão das Nações Unidas



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou, nesta quinta-feira (18), duas indicações do Executivo para representações brasileiras no exterior: Edgard Antonio Casciano e Regina Maria Cordeiro Dunlop para, respectivamente, embaixador do Brasil na Grécia e delegada permanente em Genebra, na Suíça. Essas indicações ainda devem ser votadas pelo Plenário do Senado.

Regina Maria Dunlop, caso seja confirmada como delegada em Genebra, representará o Brasil em organismos internacionais sediados naquela cidade suíça, como a Organização Internacional do Trabalho e o Alto Comissariados da Organização das Nações Unidas para Direitos Humanos.

Durante a sabatina na CRE, a indicada disse que "o Brasil admite com toda franqueza suas fragilidade" na situação dos presídios, que tem sido alvo de crítica de vários organismos internacionais, por violação aos direitos humanos. Ela mencionou "esforços que estão sendo feitos" para superar o problema e a abertura do governo para discuti-lo em todas as instâncias.

Grécia

Casciano fez um relato da crise econômica da Grécia e, na sabatina, confirmou a existência de uma onda de emigração daquele país, sobretudo de jovens desempregados, mas não em volume semelhante ao acontecido após o fim da Segunda Guerra Mundial.

Durante a reunião, presidida pelo senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), houve a leitura de relatórios relativos a duas outras indicações – as de Julio Glinternick Bitelli e de Douglas Wanderley de Vasconcellos para, respectivamente, as embaixadas na Tunísia e na Federação de São Cristóvão e Névis. As votações devem acontecer na próxima reunião da comissão, no dia 25.

"Drones"

Os senadores aprovaram ainda a realização de audiência pública, solicitada pela senadora Ana Amélia (PP-RS), para discutir a regulamentação dos chamados "drones" ou veículos aéreos não tripulados (Vant). O requerimento cita informações sobre a existência de mais de 200 equipamentos em operação no Brasil, sem regulamentação dos órgãos competentes.

Deverão ser convidados o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro-do-ar Juniti Saito; o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil, Marcelo Pacheco dos Guaranys; e o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança, Sami Youssef Hassuani.



18/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Órgão das Nações Unidas classifica 2010 como o ano mais quente desde 1998

Plenário aprova indicação de Oto Agripino Maia para a embaixada na Grécia

CRE examina indicações para Nações Unidas e Chile

Brasil é referência na Organização das Nações Unidas para Alimentação

Década das Nações Unidas para a Alfabetização é lançada no Congresso

Nações Unidas adverte para a falta d'água no mundo