CRE aprova voto de aplauso aos 25 anos do pontificado de João Paulo II



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou nesta quinta-feira (4) parecer favorável do senador Marco Maciel (PFL-PE) a requerimento apresentado pelo líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), solicitando voto de aplauso pelos 25 anos de pontificado do papa João Paulo II. Ao defender a homenagem, Maciel destacou não só a ação evangelizadora, mas política de João Paulo II, -que buscou construir uma sociedade mais solidária em um mundo de globalização excludente-.

Outro voto de aplauso acolhido pelo colegiado também foi apresentado por Arthur Virgílio e dirigiu-se à advogada iraniana Shirin Ebadi, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz pelo trabalho em defesa dos direitos humanos, na promoção da democracia e na luta contra a pobreza. Em contrapartida, a CRE referendou parecer do senador Sibá Machado (PT-AC) pela rejeição de requerimento do senador pelo Amazonas referente a voto de censura e de repúdio à relatora de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), Asma Jahangir.

Embora Arthur Virgílio e os demais subscritores do pedido tenham considerado -uma interferência inaceitável nos assuntos internos do país- a proposta de envio de emissário da ONU para inspecionar a Justiça brasileira, Sibá Machado considerou que as palavras de Jahangir foram -mal interpretadas- pelos parlamentares. O senador Flávio Arns (PT-PR) concordou com o argumento do relator e disse acreditar que a posição dos senadores sobre o episódio tenha sido influenciada pela cobertura dada pela imprensa.

Na mesma reunião foi aprovado requerimento do vice-presidente da CRE, senador Marcelo Crivella (PL-RJ), solicitando audiência pública com o ministro da Defesa, José Viegas Filho, para informar e esclarecer detalhes sobre a aquisição de aeronaves militares para o reaparelhamento da Força Aérea Brasileira (FAB). Ainda na área militar, o colegiado acatou parecer de Crivella pela aprovação de projeto de lei da Câmara (PLC nº 75/2003) que atualiza os valores da taxa de fiscalização dos produtos controlados pelo Exército.

Quatro projetos de decreto legislativo (PDLs) relativos a acordos internacionais também tiveram pareceres favoráveis admitidos pela comissão. Nesta relação constam o acordo entre Brasil e México para isenção de vistos em passaportes comuns; o acordo sobre isenção de vistos entre os Estados-partes do Mercosul; a convenção entre o Brasil e o Paraguai para evitar a dupla tributação em matéria de Imposto de Renda, além de prevenir e combater a evasão fiscal; e a emenda ao protocolo de cooperação e assistência jurisdicional em matéria civil, comercial, trabalhista e administrativa entre os Estados-partes do Mercosul.



04/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo homenageia João Paulo II pelos seus 25 anos de pontificado

João Pedro pede voto de aplauso para o Incra por seus 37 anos

Senado aprova voto de aplauso a Pitanguy por seus 80 anos

Aprovado voto de aplauso pelos 80 anos do jornal Folha de S. Paulo

Marco Maciel comunica seminário sobre pontificado de João Paulo II

Sarney propõe comemoração do jubileu de prata do pontificado de João Paulo II