Papaléo homenageia João Paulo II pelos seus 25 anos de pontificado



Ao homenagear o papa João Paulo II pelos seus 25 anos à frente da Igreja Católica Apostólica Romana, o senador Papaléo Paes (PMDB-AP) lembrou nesta quinta-feira (16) fatos da vida do polonês Karol Wojtyla, que foi eleito papa em 16 de outubro de 1978. Ele lembrou que o papa, durante seu pontificado, enfrentou um mundo marcado por ódios, vinganças, guerras, barreiras sociais e ideológicas, corrupção, ateísmo, neopaganismo, fanatismo e perseguições religiosas.

- O papel de João Paulo II no desmoronamento do mundo comunista é inegável: a queda dos regimes comunistas da Europa e da União Soviética tem uma forte relação com a reação dos poloneses do Sindicato Solidariedade de Lech Walesa e com a coragem de seus concidadãos, que nunca abandonaram a fé católica e sempre colocaram suas esperanças na Virgem de Czestochowa, cuja proteção garantiu muitas vitórias aparentemente impossíveis - afirmou Papaléo Paes.

O senador pelo Amapá também lembrou do atentado que João Paulo II sofreu em 13 de maio de 1981, quando o turco Ali Agca atirou no papa em plena Praça de São Pedro, no Vaticano. Papaléo lamentou que desde esse episódio João Paulo, que tinha porte atlético adquirido dos tempos de desportista, nunca mais teve a força e a disposição de antes. Ao contrário, sofreu de envelhecimento precoce e debilidade física.

Em aparte, ao destacar a humildade de João Paulo II, o senador Mão Santa (PMDB-PI) lembrou que quando o papa visitou ao Brasil pela primeira vez, referindo-se às dificuldades da língua portuguesa, uma das primeiras frases que ele disse foi: -se eu errar, me corrijam-. Já o senador José Jorge (PFL-PE) destacou que João Paulo II, embora muitas vezes com a saúde debilitada, sempre procurou levar uma palavra de paz e conforto para as populações de todos os países, sobretudo os vitimados por guerras, miséria e fome.



16/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tuma homenageia Folha de S. Paulo pelos seus 80 anos

Paulo Duque homenageia 'Jornal do Brasil' pelos seus 119 anos

CRE aprova voto de aplauso aos 25 anos do pontificado de João Paulo II

Sessão homenageia SUS pelos seus 21 anos

Virgílio homenageia Parintins pelos seus 155 anos

Iris homenageia Senado pelos seus 111 anos