CRE confirma Paes de Andrade na Embaixada em Portugal
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou nesta quinta-feira (12) parecer favorável à indicação de Antônio Paes de Andrade para exercer o cargo de embaixador do Brasil em Portugal. A indicação, que será examinada pelo Plenário talvez ainda nesta quinta, recebeu 17 votos favoráveis.
Em sua exposição, Paes de Andrade lembrou sua atuação no Congresso e destacou a importância do cargo que ocupará, em vista da importância das relações travadas entre Brasil e Portugal, uma vez que essas relações envolvem aspectos culturais e históricos que vêm das origens brasileiras.
- O Brasil é hoje o principal destino dos investimentos portugueses no exterior. O Brasil é um ponto importante de referência cultural em Portugal e podemos dizer que o Brasil está muito mais presente em Portugal do que Portugal no Brasil - disse Paes de Andrade, lembrando que 210 milhões de pessoas no mundo se comunicam em português.
Durante a sabatina a que foi submetido o embaixador indicado, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) elogiou a indicação de Paes de Andrade para o cargo, enaltecendo sua história na vida pública. Simon afirmou ainda que a representação do Brasil em Portugal é uma das mais importantes, até porque o país é a -nossa porta de entrada- na Europa. O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) externou a alegria, como cearense, de ver a indicação de Paes de Andrade para o cargo. O senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) anunciou seu voto favorável, pelos méritos do indicado.
Também parabenizaram o indicado a senadora Patrícia Saboya (PPS-CE) e os senadores José Agripino (PFL-RN), Edison Lobão (PFL-MA), Renan Calheiros (PMDB-AL) e João Alberto Souza (PMDB-MA). Na presidência da comissão, o senador Marcelo Crivella (PL-RJ) destacou que a vida pública impecável fez Paes de Andrade ser elogiado pelos amigos e receber a gratidão e as boas memórias dos companheiros. O senador Jefferson Péres (PDT-AM) lembrou que constitucionalmente a sabatina deveria ser realizada em sessão secreta, mas os senadores Hélio Costa (PMDB-MG) e Antonio Carlos Magalhães lembraram que tem sido praxe na comissão realizar reuniões abertas.
12/06/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Fonteles é aprovado para a Procuradoria, e Paes de Andrade para a Embaixada em Portugal
CRE vota indicação de Gregori para embaixada em Portugal
REQUIÃO DEFENDE CANDIDATURA DE PAES DE ANDRADE
Senado aprova indicação de Gregori para embaixada em Portugal
CRE examinará nome de José Gregori para embaixada em Portugal
Paes de Andrade recebe título de presidente de honra do PMDB