CRE deve convidar embaixador dos EUA e ministros para explicar espionagem no Brasil



VEJA MAIS

O presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), incluirá na pauta da reunião desta terça-feira (9), marcada para as 14h, requerimentos para que o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, e o ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, apresentem aos senadores explicações sobre a existência de uma base norte-americana de espionagem por satélite em Brasília.

Segundo matéria publicada pelo jornal O Globo, documentos vazados pelo ex-funcionário da National Security Agency (NSA) Edward Snowden apontam que equipes da agência e da CIA teriam trabalhado em conjunto em Brasília para monitorar as comunicações eletrônicas e telefônicas dos brasileiros.

Um dos requerimentos, de autoria do próprio Ferraço, convida também o ministro José Elito Siqueira, do Gabinete de Segurança Institucional; o ministro da Defesa, Celso Amorim; o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo; e o jornalista Glenn Greenwald, colunista do jornal inglês The Guardian que recebeu os documentos secretos de Edward Snowden.

- A notícia é gravíssima e extremamente preocupante. Precisamos verificar com cuidado os documentos revelados neste final de semana - observou o presidente da CRE por meio de sua conta em uma rede social.

Requerimento como o mesmo objetivo também foi apresentado pelo senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP). O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) informou que irá protocolar pedido semelhante.

Audiência pública

A reunião da Comissão de Relações Exteriores de Defesa Nacional (CRE) já estava agendada antes da divulgação da notícia de que a comunicação eletrônica dos brasileiros seria alvo de espionagem dos norte-americanos. O colegiado vai discutir dois projetos de lei do Senado que concedem benefícios para empreendimentos que favoreçam a integração regional na América do Sul.

Uma das propostas em debate é o substitutivo do senador Pedro Simon (PMDB-RS) ao PLS 726/2011, aprovado pela Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) em junho do ano passado. A outra matéria em análise pela comissão é o PLS 232/2011, do senador Paulo Paim (PT-RS), que foi rejeitado pela Representação Brasileira no Parlasul.



08/07/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão deve convidar ministro para explicar apagão

CMA deve examinar convocação de ministros para explicar denúncias

CI vai convidar Dilma Rousseff para explicar andamento do PAC

CCJ poderá convidar ministro da Justiça para explicar 'caso Siemens'

Embaixador do Brasil em Cingapura terá de explicar caso do Estaleiro Jurong

Cardozo será chamado à CRE para explicar providências contra espionagem