CRE discute normas para viagens ao exterior



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) debateu nesta quinta-feira (2) o modelo de indicação de nomes de senadores para representar o Senado em viagens internacionais. O presidente da CRE, senador Eduardo Suplicy (PT-SP), decidiu, após as discussões que, quando houver interesse de membros da comissão em participar de eventos internacionais, a presidência da comissão deverá apresentar ao presidente do Senado, José Sarney, uma lista com o nome dos interessados. A recomendação para adoção dessa sistemática foi feita pelo senador Hélio Costa (PMDB-MG).

Os senadores Jefferson Péres (PDT-AM) e Pedro Simon (PMDB-RS) sugeriram a votação pelo Plenário de nomes de indicados para representar o Senado em viagens ao exterior e também a exigência de o parlamentar apresentar relatório descrevendo a viagem realizada. Suplicy destacou que essa medida objetivaria apenas dar mais transparência à Casa e que a aprovação de viagens por deliberação do Plenário já está prevista no Regimento Interno, desde que haja tempo hábil para a votação.

O senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) posicionou-se contrário à obrigatoriedade de votação dos nomes dos indicados, pois, para ele, o presidente do Senado e os líderes devem ter liberdade de indicar os nomes para representar a Casa. Já a senadora Heloísa Helena (PT-AL) sugeriu maior discussão sobre o assunto e o senador Luiz Otávio (PMDB-PA) solicitou parecer da consultoria técnica da Casa sobre o tema.



02/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Normas de custeio para despesas com viagens de profissionais são divulgadas

MOREIRA MENDES PROPÕE LIVRE ESCOLHA EM COMPRAS ISENTAS PARA VIAGENS AO EXTERIOR

Presidenta deve retomar viagens ao exterior em março

Fechadas as primeiras viagens de Dilma Rousseff ao exterior

Brasileiros já gastaram mais de US$ 9 bilhões em viagens ao exterior em 2010

Mercadante: viagens de Lula ao exterior melhoram a imagem do país