CRE EXAMINA TETOS TARIFÁRIOS PARA ALIMENTOS IMPORTADOS



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) reúne-se na próxima terça-feira (dia 4), a partir das 17h30, para debater, ente outras matérias, projeto de lei que determina a imposição provisória de tetos tarifários sobre as importações de produtos agropecuários. O projeto prevê que os limites perdurem até que o Conselho do Agronegócio pronuncie-se conclusivamente sobre a eventual favorabilidade, para a economia agrícola brasileira, dos termos das alterações no Acordo Agrícola firmado pelo Brasil junto à Organização Mundial do Comércio (OMC), decorrentes da rodada do milênio. O projeto é do senador Geraldo Cândido (PT-RJ) e tramita em caráter terminativo.
A medida não atinge as importações realizadas no âmbito do Mercosul e os produtos destinados à regularidade do abastecimento interno. Em sua justificação, Geraldo Cândido explicou que a iniciativa tem como objetivo salvaguardar os interesses da agricultura nacional no contexto histórico atual do comércio agrícola internacional. Segundo o senador, as crises recentes econômicas levaram à redução substancial da demanda agrícola num momento de expansão da oferta mundial, levando os países desenvolvidos a tomar medidas protecionistas e subvencionistas internas para garantir a renda dos seus produtores.
- Enquanto isso, o governo brasileiro, indiferente aos vultosos prejuízos pelos agricultores do país, prosseguiu com a política de liberalização radical da economia agrícola nacional. Mesmo com a desvalorização cambial, não se observa o incremento das exportações agrícolas brasileiras em face dos efeitos da interação da redução da demanda internacional com as medidas de dificultação do acesso aos mercados dos países ricos - assinalou Cândido.
A CRE também analisa dois acordos internacionais sobre o combate da corrupção de funcionários públicos estrangeiros em transações comerciais internacionais e o que estabelece cooperação entre as academias diplomáticas do Peru e do Brasil.

03/04/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE EXAMINA TETOS TARIFÁRIOS PARA ALIMENTOS IMPORTADOS

Alimentos importados do Japão só serão liberados no Brasil após análise

Senado examina medidas para limitar propaganda de medicamentos, tabaco, bebida alcoólica e alimentos

CAE examina projeto sobre distribuição de alimentos

Aneel aprova reajustes tarifários para São Paulo e Tocantins

Anac realiza audiência pública sobre tetos das tarifas de conexão