CRE exibe documentário sobre massacre de ucranianos



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) promove às 14h30 desta terça-feira (24) a exibição de um documentário do diretor Olesh Yanchúk. O filme trata do massacre de dez milhões de ucranianos durante o governo stalinista da União Soviética, denominado Holodomor, palavra derivada de expressão ucraniana que significa "matar pela fome".

Segundo o documentário, entre 1932 e 1933, em decorrência das políticas aplicadas pelo regime soviético, sob as ordens de Stalin, cerca de dez milhões de ucranianos, inclusive muitas mulheres e crianças, habitantes dos locais de etnia ucraniana (região de Kuban no Cáucaso do Norte e a própria Ucrânia), foram dizimados em decorrência da fome.

A antiga União Soviética negou, por longos anos, o episódio, até que a Ucrânia, durante as comemorações do 15º aniversário de sua independência - 24 de agosto de 2006 -, reconheceu, oficialmente, o Holodomor. Com essa iniciativa, passou a reivindicar que as nações amigas aprovassem moção de reconhecimento desse genocídio executado contra o povo ucraniano.

Para o presidente da CRE, senador Heráclito Fortes (DEM-PI), a exibição do documentário pretende reverenciar a memória das vítimas e alertar o mundo para que fatos dessa natureza não mais se repitam no mundo. Na opinião do senador, é preciso estimular a fraternidade entre os povos.

A exibição do documentário contará com a presença de senadores, acadêmicos da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Católica de Brasília (UCB), bem como de membros do corpo diplomático, inclusive o embaixador em exercício da Ucrânia, Yuliy Tatárchenko.



23/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado exibe filme sobre morte de milhões de camponeses ucranianos pela fome

TV Senado exibe documentário sobre a infância

TV Senado exibe documentário sobre Getúlio Vargas

TV Senado exibe documentário sobre Dom Helder Câmara

ABL EXIBE DOCUMENTÁRIO DA TV SENADO SOBRE MACHADO DE ASSIS

TV Cultura exibe documentário inédito sobre Baden Powell