CRE presta homenagem a Salvador Allende
A passagem do 95º aniversário de nascimento e do 30º aniversário de morte do ex-presidente do Chile Salvador Allende será homenageada pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). Essa foi a decisão da comissão, que aprovou nesta quinta-feira (14) relatório do senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA), favorável a requerimento do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) pedindo que voto de homenagem pela passagem das datas neste ano seja inscrito em ata.
Allende, nascido em 26 de julho de 1908, foi eleito pelo voto popular em 4 setembro de 1970 e deposto por golpe militar em 11 de setembro de 1973, data em que faleceu em combate no palácio governamental. Para Suplicy, a homenagem a Allende é também uma homenagem à democracia na América do Sul. Allende é, nas palavras de Tourinho, um símbolo na sua -emblemática resistência pelos ideais democráticos-.
O senador João Capiberibe (PSB-AP) lembrou que naqueles anos o Chile recebeu 5 mil brasileiros, exilados em função do regime militar instalado no Brasil em 1964. Personalidades como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-senador José Serra, disse Capiberibe, foram recebidos pelo Chile de Allende. Emocionado, o senador pelo Amapá lembrou que também se refugiou naquele país com sua família, mesmo sem poder tirar, por nove anos, passaporte brasileiro.
Suplicy destacou que a homenagem será bem recebida no Congresso do Chile, tendo em vista que a filha de Allende, Isabel Allende, é, hoje, a presidente da Câmara dos Deputados chilena. O registro pela passagem do aniversário de morte de Allende foi solicitado por emenda apresentada pelo senador Jefferson Péres (PDT-AM).
Balança comercial
A CRE aprovou ainda relatório lido pelo senador Sibá Machado (PT-AC) que dá conhecimento à comissão de relatório do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior sobre os resultados da balança comercial no primeiro semestre de 2003. O documento informa que no período houve superávit comercial de US$ 10,272 bilhões, o que constitui um recorde histórico. As exportações, de acordo com o relatório, cresceram 30,4% e as importações retrocederam 0,4%.
A comissão também aprovou projetos de decreto legislativo (PDLs) e requerimentos (veja quadro).
14/08/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado vai homenagear Salvador Allende
Senado homenageia Salvador Allende
Senado lembra centenário de nascimento de Salvador Allende
Senadores homenageiam memória de Salvador Allende: "Um homem que vai viver para sempre"
Salvador dá início ao carnaval com homenagem aos 60 anos do trio elétrico
CCJ presta homenagem a ACM