CRE QUER INFORMAÇÕES SOBRE BRASILEIROS NA BOLÍVIA



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, presidida pelo senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), decidiu hoje (dia 29) encaminharrequerimentoao Itamaraty, solicitando informações sobre a situação de tensãocriada na fronteira do Acre com o departamento de Pando, na Bolívia, em função da presença de muitos brasileiros trabalhando em seringais daquele país.

A iniciativa do requerimento foi do senadorFlaviano Melo (PMDB-AC), que manifestou preocupaçãocom a possibilidade de aquelestrabalhadores brasileiros sofrerem pressões e violências para que abandonem a região. Caso as informações não sejam consideradas satisfatórias ou o quadro se agravar, a comissão deverá convocar o ministro das Relações Exteriores, Luiz Felipe Lampreia,para debater o problema, no segundo semestre.

Na reunião de hoje, a comissão aprovou duas mensagens presidenciais indicandos chefes de missão diplomática:Sergio de Souza Fontes Arruda para a embaixada na Jamaica e Marcio Paulo de Oliveira Dias para a embaixada noParaguai. As mensagens,relatadas pelossenadores Flaviano Meloe Casildo Maldaner (PMDB-SC), dependem ainda da aprovação do plenário do Senado.



29/06/1995

Agência Senado


Artigos Relacionados


Geraldo Mesquita quer ouvir embaixador da Bolívia sobre expulsão de brasileiros

Arthur Virgílio quer informações sobre suposta venda de mísseis brasileiros para o Paquistão

Suplicy pede informações sobre corintianos presos na Bolívia

Senado vai pedir informações ao Ministério da Justiça sobre decisão da Bolívia de regularizar carros ilegais

Brasil confia nas investigações da Bolívia sobre as denúncias de maus-tratos a brasileiros na fronteira, diz Patriota

Cultura lança livro com informações sobre 1,5 mil museus brasileiros