Geraldo Mesquita quer ouvir embaixador da Bolívia sobre expulsão de brasileiros



O embaixador da Bolívia poderá ser convidado a comparecer à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) para prestar esclarecimento aos senadores sobre o desalojamento de brasileiros que vivem naquele país. O senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) disse em Plenário, nesta sexta-feira (14), que apresentará requerimento com essa finalidade à comissão, na próxima semana.

Segundo a Folha Online, informou Mesquita, o Ministério de Terras da Bolívia vai expulsar 20 famílias de brasileiros que residem em San Ignácio de Velasco, departamento de Santa Cruz. O senador ressaltou que, de acordo com a reportagem, o vice- ministro de Terras boliviano, Alejandro Almaraz, anunciou que o despejo será realizado em até duas semanas, pela força, com o argumento de que os brasileiros estão assentados ilegalmente no território boliviano e fazem corte indiscriminado de árvores.

O governo da Bolívia tem direito de estabelecer as medidas sobre ocupação territorial que considerar adequadas, destacou o senador. No entanto, disse estranhar que o ministério tenha decidido agir de forma violenta em relação a famílias que vivem há mais de 30 anos naquele país e produzem para a Bolívia.

Geraldo Mesquita lembrou que o Brasil abriga milhares de bolivianos e disse esperar reciprocidade para que haja harmonia nas relações entre os dois países. O senador também observou que o Brasil destinou recursos para o reassentamento de brasileiros para não causar prejuízos às famílias.

Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), disse considerar a denúncia trazida por Mesquita "coisa gravíssima". Na avaliação do senador, o governo brasileiro tem sido muito "condescendente" com a Bolívia, como quando a Petrobras naquele país foi invadida ou quando o governo boliviano aumentou o preço do gás.



14/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias quer ouvir embaixador da Bolívia sobre torcedores presos

Senadores vão ouvir embaixador sobre situação de brasileiros que estão no exterior

CRE QUER INFORMAÇÕES SOBRE BRASILEIROS NA BOLÍVIA

Magno Malta quer ouvir embaixador do Irã sobre pastor condenado a forca

Questão dos brasileiros na fronteira com a Bolívia é prioritária, garante embaixador

Senadores lamentam a morte de ex-senador Geraldo Mesquita, pai de Geraldo Mesquita Júnior