CRE recebe visita de parlamentares paraguaios
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) recebeu na tarde desta quarta-feira (27) a visita de uma missão parlamentar do Paraguai, de caráter multipartidário. A delegação é chefiada pelo presidente do Senado paraguaio, Oscar González Daher, e pelo presidente da Câmara de Deputados, Víctor Bogado. O senador Fernando Collor (PTB-AL), presidente da CRE, deu as boas-vindas aos visitantes e destacou a identificação entre o Brasil e o Paraguai.
Mais cedo, os parlamentares paraguaios tinham se encontrado com o presidente do Senado, José Sarney, a quem pediram apoio para a aprovação do acordo que aumenta em três vezes o valor dos pagamentos feitos pelo Brasil ao Paraguai pela energia da Hidrelétrica de Itaipu.
O projeto de decreto legislativo (PDS 115/2011) que aumenta o valor dos pagamentos feitos pelo Brasil será apreciado nesta quinta-feira (28) pela CRE e deverá ser submetido ao Plenário na próxima semana. Atualmente, o Brasil paga US$ 120 milhões anuais e passará a pagar cerca de US$ 360 milhões, com a aprovação da revisão.
A reunião na CRE discutiu a integração da região e a importância econômica do Mercosul. Os parlamentares paraguaios também repetiram o pedido pela revisão tarifária da energia de Itaipu.
A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), relatora do PDS 115/2011, parabenizou a iniciativa da comitiva parlamentar paraguaia e disse que a revisão do contrato de Itaipu será uma vitória tanto do Brasil quanto do Paraguai. O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) manifestou apoio à intenção do parlamentares paraguaios e disse que a revisão do contrato de Itaipu é uma "reparação histórica" pelos danos causados pela guerra contra o Paraguai.
Para Randolfe, não é possível uma integração sul-americana em bases desiguais.
- O Brasil precisa tratar as nações vizinhas como nações irmãs - afirmou.
27/04/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
CRE recebe delegação de parlamentares paraguaios
Parlamentares paraguaios tomam posse
Congresso recebe visita de parlamentares dinamarqueses
Parlamentares paraguaios condenam manobra militar brasileira
Parlamentares paraguaios denunciam corrupção e abuso policial
Parlamentares paraguaios pedem aprovação de mudanças no Tratado de Itaipu