CRE vota indicação de embaixador para a Costa Rica



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) vota nesta quinta-feira (8), a partir da 11h, a indicação do nome de Hildebrando Tadeu Nascimento Valladares para exercer o cargo de embaixador do Brasil junto à República da Costa Rica. Se aprovada, a mensagem presidencial segue para votação do Plenário, em data ainda a ser marcada.

Hildebrando Valladares, 62 anos, é formado em Administração Pública, com mestrado em Sociologia. Já foi embaixador do Brasil em Bucareste, capital da Romênia, tendo desempenhado várias outras funções no exterior, com destaque para a de cônsul-geral adjunto em Paris.

Brasil e Costa Rica mantêm relações diplomáticas dede 1906. O Produto Interno Bruto (PIB) da Costa Rica é de US$ 19,5 bilhões, com renda per capita de US$ 4.627. Ao longo da última década, empresas brasileiras participaram de projetos de infra-estruturae desenvolvimento urbano naquele país, com destaque nos setores hidrelétrico, de telecomunicações, imobiliário e industrial.

Na mesma reunião, a CRE, presidida pelo senador Heráclito Fortes (PFL-PI), deve votar também dois projetos de decreto legislativo. O primeiro aprova acordo assinado entre o Brasil e Portugal sobre facilitação de circulação de pessoas entre os dois países. O segundo, acordo entre Brasil e Croácia para cooperação no campo de Veterinária.

O colegiado deve examinar ainda dois textos da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que tratam da inspeção das condições de vida e de trabalho dos trabalhadores marítimos.

06/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE vota indicação de embaixador brasileiro na Venezuela

CRE vota indicação de embaixador do Brasil na Austrália

Começa a venda de ingressos para a Costa Rica 2014

CRE APROVA NOMES DE EMBAIXADORES PARA EGITO E COSTA RICA

ESCOLHIDOS EMBAIXADORES PARA GUINÉ-BISSAU E COSTA RICA

CRE aprova novos embaixadores para a Costa Rica e São Tomé e Príncipe