Cresce em 133% pedidos à Biblioteca Virtual do Estado



Foram 5.135 solicitações desde janeiro até março

De janeiro a março deste ano, o número de pedidos do programa Biblioteca Virtual, do Governo do Estado de São Paulo, cresceu 133% em relação a 2005 -  foram 5.135 solicitações. No mesmo período do ano passado, o sistema registrou 2.205 pedidos.

Criada em 2001, a Biblioteca Virtual é uma importante ferramenta para a população brasileira. Uma equipe, formada por seis pessoas, três profissionais de Biblioteconomia e três estagiários (um de letras e dois de biblioteconomia) realizam, gratuitamente, pesquisas sobre os mais variados assuntos.

“Levantamos informações diversas. Para isso, usamos sites de busca, portais governamentais, acervos de bibliotecas, entre outras ferramentas”, disse Regina Fazioli, coordenadora do projeto. Ela observou a facilidade oferecida pela Biblioteca Virtual para pesquisadores, estudantes e profissionais que “devido às atribulações do cotidiano não dispõem de muito tempo para realizar bons levantamentos”.

Uma das vantagens da Biblioteca Virtual é o fato dela oferecer aos interessados a bibliografia completa existente na internet: criação de animais, a história do Brasil, o desenvolvimento industrial paulista, cultura etc.

“Os pedidos relacionados às Secretarias Estaduais, Ministério Público, entre outros órgãos governamentais são encaminhados diretamente para os órgãos. Já as solicitações que não possuem objetivo específico são respondidas pela Biblioteca”, informou Regina.

A coordenadora do projeto disse ainda que os pedidos mais freqüentes são sobre: o Estado de São Paulo, legislação brasileira, pessoas desaparecidas e até mesmo roterios de ônibus das cidades paulistas. Entre todos os pedidos feitos desde o início do projeto, Regina lembra um que chamou a atenção dela. “Uma senhora perguntou qual técnica era utilizada na decoração dos vidros da Sala São Paulo. Ela queria aplicá-la no quarto da filha”, comentou.

Para a estudante de Administração de Empresas, Alessandra Pocaia, o serviço é essencial à sua vida acadêmica.  Ela disse que soube da Biblioteca Virtual pelos amigos da faculdade e, desde então, não pára de usá-la. “Como trabalho o dia inteiro e não posso ficar na internet, peço, por e-mail, as pesquisas. As respostas chegam em, no máximo, dois dias”, destacou.

Já a analista de controle da Casa Civil, Alessandra Sanchez, disse que utiliza os serviços da Biblioteca Virtual desde 2001. Seu interesse maior é sobre a legislação brasileira. “Os resultados chegam em pouco tempo. E o melhor de tudo: a pesquisa vem completa, com subsídios para um ótimo trabalho”, comemorou. 

Desenvolvido em 1997, o programa atendia apenas aos órgãos da administração pública. Em 2001, foi estendido ao público em geral, mas somente no início de 2003 o Programa ganhou abrangência com a inclusão no Grupo de Relacionamento com os Cidadãos e Terceiro Setor (GRC), vinculado à Secretaria da Casa Civil.

As solicitações à Biblioteca devem ser feitas exclusivamente via e-mail, com o nome do solicitante, instituição, tema da pesquisa, especificação pretendida no assunto e data prazo de resposta.

O serviço de Biblioteca Virtual está disponível a todos, brasileiros e até mesmo aos estrangeiros. As pesquisas são gratuitas e podem ser feitas pela internet com pedidos ao email: [email protected].

Outras informações sobre o Programa Biblioteca Virtual podem ser obtidas pelo site
04/11/2006


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