Crescimento do PIB pode chegar a 8% para este ano, diz Mantega



O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que a economia brasileira poderá ter um crescimento próximo de 8% neste ano de 2010. A afirmação foi feita nesta quinta-feira (9). “Já temos assegurado 7,5%, mas devemos crescer mais de 8% para fechar com chave de ouro”, disse o ministro, durante um evento em Brasília. 

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), também divulgados nesta quinta-feira, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 0,5% no 3º trimestre, na comparação com o 2º trimestre. 

“Com o resultado do PIB do terceiro trimestre já está assegurado que vamos fechar o ano com um PIB de pelo menos 7,5%. A tendência é que seja mais que 7,5%. Em relação aos primeiros três trimestres, de 8,4%, é um crescimento expressivo”, disse Mantega. 

Para o próximo ano, o ministro prevê uma pequena desaceleração da atividade econômica e o crescimento deverá ficar próximo a 5%. 

Quanto às contas públicas, o ministro garantiu que o governo cumprirá a meta de superavit primário tanto em 2010 quanto em 2011, além de manter a inflação dentro da meta e sobre controle. “Estamos tendo um aumento inflacionário que se deve a alimentos e a alguns serviços, o que é natural. Parte do aumento da inflação é sazonal, porque depende de fatores climáticos, mas depois haverá um refluxo.” 

De acordo com o ministro, 5% de crescimento é bom para o País e mantém uma oferta de empregos razoável, com um nível de investimento elevado para depois alcançar um ciclo de crescimento acima desse patamar até 2014. Nesta quinta-feira, Mantega participou da solenidade do 11º Balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no Palácio do Planalto.

Mesmo que não haja expansão no 4º trimestre, hipótese considerada improvável pela maioria dos economistas, a alta de 7,5% já estaria garantida.

 

Fonte:
Agência Brasil



09/12/2010 20:45


Artigos Relacionados


Mantega: crescimento econômico levará Brasil a criar 1,5 milhão de empregos este ano

Valor das principais lavouras brasileiras pode chegar R$ 163,8 bilhões este ano

Juros reais deverão cair para 7% este ano, diz Mantega

Mantega: corte no orçamento vai elevar para R$ 31,8 bi recursos bloqueados este ano

Visita de estrangeiros deve chegar a 7,2 milhões este ano

Dívida pública não foi obstáculo para o crescimento do País, diz Mantega