Criação da CPI da Petrobras causa debate acalorado em Plenário



Os senadores Arthur Virgílio (PSDB-AM), Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Sérgio Guerra (PSDB-PE) e o 1º secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), protagonizaram um intenso debate em Plenário, no começo da noite desta quinta-feira (14), em torno da criação de uma comissão parlamentar de inquérito para investigar suspeitas de irregularidades na Petrobras. A 2ª vice-presidente do Senado, Serys Slhessarenko (PT-MT), assumiu a presidência dos trabalhos e encerrou a sessão, o que exaltou os ânimos dos senadores do PSDB, que questionaram Serys, Heráclito e a secretária geral da Mesa, Claudia Lyra, a respeito do procedimento.

VEJA MAIS

Os três senadores do PSDB insistiram pela leitura do requerimento de criação da CPI, apresentado ontem com 32 assinaturas. Arthur Virgílio argumentou que a criação da comissão de inquérito é um direito das minorias, garantido pelo Regimento do Senado, e que deveria, portanto, ser respeitado.

Na presidência dos trabalhos em Plenário, Heráclito disse que convocaria uma reunião do colégio de líderes para a próxima segunda-feira (18) a fim de deliberar a respeito da criação da CPI. Recusando-se a ler o requerimento, apesar de também defender a criação da CPI, o 1º secretário pediu que fosse respeitado o acordo firmado no começo da tarde de hoje entre os líderes partidários para que, antes da criação da comissão de inquérito, o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, fosse ouvido em uma reunião conjunta das comissões de Assuntos Econômicos (CAE), de Serviços de Infraestrutura (CI) e Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

O líder do PSDB argumentou que não estava na reunião de líderes que firmou o acordo acerca da audiência com Sérgio Gabrielli. Arthur Virgílio ainda disse que o 1º vice-presidente do Senado, Marconi Perillo, que se encontra em Goiás, já estaria voltando para Brasília a fim de assumir a presidência dos trabalhos - direito que lhe cabe em função do cargo que ocupa na Mesa - e fazer a leitura do requerimento.

Mais informações a seguir



14/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Acesso ao Plenário causa debate entre senadores

Projeto que pune preconceito contra homossexuais motiva debate acalorado na CDH

Código Ambiental de Santa Catarina gera debate acalorado na Comissão de Mudanças Climáticas

Petrobras não vai alterar planos de investimento por causa da crise, garante Gabrielli

Ana Amélia diz que é preciso investigar a Petrobras também por causa de fundo de pensão

Plenário encerra sessão por causa de protesto