Criação de banco de desenvolvimento do Brics deve passar por análise técnica



A embaixadora Maria Edileuza Fontenele Reis, subsecretária-geral de política do Ministério de Relações Exteriores, disse nesta quinta-feira (22) que a proposta de criação de um banco de desenvolvimento do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) deverá ser analisada por um grupo técnico.

O tema, que gera polêmica pela ausência de detalhes sobre o funcionamento da instituição, deverá ser um dos pontos principais da 4ª Cúpula do Brics, que começa na próxima quinta-feira (29), em Nova Delhi, Índia.

“A ideia é a criação de um banco do Brics voltado para a promoção de projetos de desenvolvimento sustentável e em países em desenvolvimento”, disse a embaixadora, que afirmou ainda não existir detalhes sobre áreas prioritárias. “Essa ideia ainda é embrionária”, acrescentou.

A nova instituição bancária deve ser uma espécie de alternativa ao Banco Mundial e ao Fundo Monetário Internacional (FMI). A expectativa é que, ao final da cúpula, os presidentes assinem uma declaração sinalizando a disposição de criar a instituição, mas sem fixar os detalhes.

A embaixadora disse que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, foi consultado sobre o assunto e afirmou considerar o tema útil e a ideia inovadora.

Maria Edileuza especula que certamente os líderes do Brics deverão abordar a necessidade de mudanças na estrutura do fundo. Os países do bloco têm interesse na reformulação da entidade e, no caso do Banco Mundial, a posição defendida por eles é a de que as nomeações sejam pelo critério de mérito e não por indicação política.

 

Fonte:
Agência Brasil



22/03/2012 18:54


Artigos Relacionados


Banco Mundial apoia criação de instituição bancária de desenvolvimento do Brics

Banco de desenvolvimento do Brics vai financiar desenvolvimento sustentável

Brics criam grupo para organizar banco de desenvolvimento

Índia vai sugerir criação do banco do Brics durante cúpula de chefes de Estado

Banco Central diz que inflação deve passar de 6,5% em julho ou agosto

Aprovada criação do Banco de Desenvolvimento do Centro-Oeste