Criança portuguesa trazida ilegalmente para o Brasil permanecerá no país de origem
A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu, na Justiça, garantir a permanência de um menor português no país onde nasceu. A criança foi trazida ilegalmente para o Brasil pela mãe, sem o consentimento do pai, e voltou para Portugal por determinação judicial. De acordo com a Convenção Internacional de Haia, este tipo de deslocamento, sem autorização, é considerado Sequestro Internacional de Crianças. Logo após a criança voltar a Portugal, a mãe conseguiu uma decisão na Justiça brasileira determinando a devolução imediata da menor para genitora, que reside em Salvador (BA).
Entretanto, a Procuradoria Regional da União da 1ª Região (PRU1) demonstrou em juízo que quando a nova decisão foi expedida a criança já estava em Portugal e trazê-la novamente provocaria danos à criança, além de contrariar os objetivos da Convenção da Haia (relativo ao sequestro internacional de crianças.).
Os procuradores também argumentaram que a Autoridade Central Portuguesa já informou que a menor está bem e que o desembargador não sabia que a criança se encontrava no país de origem quando expediu a nova decisão.
O órgão solicitou a permanência da menor em Portugal, reiterando que qualquer decisão que determinasse o trânsito da criança entre os países tivesse o prazo mínimo de 30 dias para ser cumprida.
O presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região concordou com os pedidos apresentados pela AGU e suspendeu temporariamente o cumprimento da decisão de devolução imediata da criança ao Brasil. A decisão vale até o término do recesso judiciário, quando o relator original do caso vai analisar novamente o assunto.
Fonte:
AGU
13/01/2012 21:10
Artigos Relacionados
AGU consegue conciliação para retorno de criança norueguesa ao país de origem
Conciliação mediada pela AGU garante retorno de criança suíça ao país de origem
Lúcia Vânia: estabilidade trazida pelo Plano Real permitiu ao Brasil sair da crise
Brasil devolve para Alemanha lixo importado ilegalmente
Cyro Miranda diz que problemas do país têm origem no governo Lula
ABDIAS NASCIMENTO MOSTRA QUE MOVIMENTO AFRO-BRASILEIRO TEM ORIGEM NO PRÓPRIO PAÍS