Crise da Varig será debatida em reunião conjunta



A Comissão de Serviços de Infra Estrutura (CI) aprovou na quinta-feira (20) requerimento para realização de audiência pública conjunta com outras comissões, nesta terça-feira (25), às 10h, a fim de discutir a situação do grupo Varig. Na mesma reunião foi aprovado requerimento de autoria do senador Pedro Simon (PMDB-RS) para ouvir a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, sobre o mesmo assunto.

VEJA MAIS

Durante o debate, os senadores demonstraram apoiar a idéia de o governo federal participar da busca por uma solução para salvar a empresa, mas ressaltaram que a injeção de dinheiro público se mostra inviável por conta da atuação da Fundação Rubem Berta, dirigente do Grupo Varig - classificada pelo senador Gerson Camata (PMDB-ES) de "predatória", por ter transformado a companhia em um "cadáver insepulto".

O senador Ney Suassuna (PMDB-PB), que acompanhou as discussões sobre a fracassada tentativa de fusão da Varig com a TAM entre 2003 e 2004, informou que mesmo com apenas 58 aviões em operação, a Fundação sustenta quase 1.300 pilotos, alguns com salários que chegam a R$ 50 mil.

- Sem que eles cortem na carne, não há como pôr dinheiro público - resumiu.

O presidente da CI, senador Heráclito Fortes (PFL-PI) pediu que o governo tenha com a Varig a mesma paciência que teve com a Transbrasil, outra operadora que está há cinco anos sem voar e "até hoje não teve seus hangares tomados", como lembrou o senador. Ele ressaltou que o advogado da Transbrasil é Roberto Teixeira, o mesmo que depõe nesta quinta-feira na Comissão Parlamentar de Inquérito dos Bingos e é compadre do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Já o senador Pedro Simon apelou para maior "sensibilidade" do presidente e da ministra Dilma Rousseff.

Os senadores da bancada gaúcha, Pedro Simon, Paulo Paim (PT-RS) e Sérgio Zambiasi (PTB-RS), além do senador Ney Suassuna, formaram um grupo especial para acompanhar os depoimentos durante a audiência pública e definir os rumos a serem tomados em seguida, como a eventual necessidade de ouvir outros depoentes.

A audiência pública será realizada em conjunto com as comissões de Assuntos Sociais (CAS), Assuntos Econômicos (CAE) e Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) e terá a presença de: Rodolfo Landim, presidente da BR Distribuidora; Tenente-Brigadeiro José Carlos Pereira, presidente da Infraero; Milton Zuanazzi, diretor geral da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC); Marcelo Gomes, gerente-geral da empresa Alvarez e Marsal o comandante Márcio Marsillac e Eliana Borges, coordenadores dos Trabalhadores do Grupo Varig (TGV). A empresa Alvarez e Marsal é especializada em reestruturação e foi contratada pela Varig.



20/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Crise da Varig será debatida em audiência conjunta da CAE e CI

A crise da Varig será debatida na Rádio Senado

Incorporação da Venezuela será debatida em reunião da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul

Política Nacional de Resíduos Sólidos será debatida em reunião conjunta de comissões na quarta-feira

Crise da Varig continua a ser debatida na CAE

Cancelada reunião conjunta em que seria debatida a rede de transporte rodoviário interestadual