Cristovam anuncia caminhada pela educação



 O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) anunciou, nesta quinta-feira (21), que ocorrerá no próximo sábado (24), em Fortaleza (CE), a Primeira Caminhada pela Educação, uma manifestação apartidária que contará com a participação das mais diversas instituições e movimentos ligados ao setor.

-Tudo de grande nesse país saiu de alguma caminhada: a Petrobras, as Diretas, a Constituinte. A revolução da educação tem que começar nas ruas - disse ele.

Cristovam disse que Fortaleza foi escolhida por ter sido a primeira cidade do país a abolir a escravidão, em 23 de março de 1888 (antes, portanto, do restante do Brasil). Ele informou que já há manifestações nos mesmos moldes marcadas para as cidades de Curitiba e Belo Horizonte e disse esperar que a iniciativa se espalhe por todo o país.

O parlamentar também esclareceu que a manifestação não tem o objetivo de lançar dúvidas quanto à efetividade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), conjunto de metas para o setor anunciadas pelo governo federal no início do mês, mas sim de cobrar sua implementação pelos governos de todas as esferas da Federação e incentivar outras iniciativas relacionadas à educação.

-Essa é uma causa de todos ou uma causa de ninguém - disse.

Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) comentou entrevista em que oministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, anunciou que o governo planeja adotar o projeto Poupança-Escola. A iniciativa, implantada pela primeira vez no Distrito Federal quando Cristovam era governador, garantiria a toda criança que iniciasse seus estudos com uma determinada quantia depositada em sua conta, que poderia ser retirada após a conclusão do Ensino Médio.

22/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CARLOS BEZERRA DESTACA CAMINHADA PELA EDUCAÇÃO EM MATO GROSSO

Cristovam: Dia do Professor é dia de luta pela educação

Cristovam anuncia acordo com o governo e diz que votará pela prorrogação da CPMF

Cristovam anuncia acordo com governo e diz que votará pela prorrogação da CPMF

Cristovam defende pacto mundial pela educação

Para Cristovam, Brizola encarna a luta pela educação