Cristovam Buarque comenta entrevista em que prêmio Nobel de Economia defende investimentos em educação



Entrevista de James Heckman, prêmio Nobel de Economia de 2000, à revista Veja desta semana, foi destacada pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF) nesta segunda-feira (8). Nela, Heckman, que ressalta a importância da educação como instrumento de progresso para o Brasil. Cristovam lamentou que as autoridades brasileiras não levem em conta as observações feitas pelo economista americano, segundo o qual não há política pública mais eficaz do que investir na educação de crianças nos primeiros anos de vida, entre três e quatro anos de idade.

- Hoje há esse consenso em todo o mundo, só não há no Brasil - criticou.

O estudioso considera ainda que toda nação precisa de boas universidades para formar cérebros e se tornar produtiva, mas que um país como o Brasil só conseguirá realmente alcançar altos índices de produtividade quando entender que é necessário mirar nos anos iniciais de aprendizagem.

- Universidade é importante, mas não haverá boa universidade se não houver educação de base. Não tem como. E quem entra nela é escolhido apenas de uma panelinha. O resto a gente jogou fora, não chegou ao segundo grau - disse Cristovam.

Cristovam disse ainda que é preciso tornar as escolas agradáveis às crianças. E que a educação também precisa figurar na agenda dos pré-candidatos à eleição presidencial de 2010, que privilegiaria apenas temas ligados à infraestrutura econômica.

- Por que a gente insiste em não ligar para isso? Não falam em infraestrutura intelectual, que é a base de todas as infraestruturas - afirmou.

Cristovam também destacou artigo recente publicado pela revista inglesa The Economist, segundo a qual a má qualidade da educação freia o desenvolvimento do Brasil.



08/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy comenta encontro com Prêmio Nobel e defende Renda Básica de Cidadania

Cristovam Buarque defende a federalização da educação de base

Cristovam Buarque defende federalização da educação de base

Cristovam Buarque defende federalização da educação básica

Cristovam Buarque defende federalização da educação de base em audiência

Cristovam Buarque defende a escolha de candidatos comprometidos com a educação