Cristovam Buarque destaca artigo em defesa da educação de base



Em pronunciamento nesta quarta-feira (8), o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) destacou artigo publicado na revista Veja desta semana em que o economista Cláudio de Moura e Castro afirma que a juventude estará mal preparada se o país insistir em uma educação que produz uma competência linguística pouco melhor do que à do personagem do menino-lobo, que cresce na selva sem jamais haver usado uma só palavra humana, até ser encontrado e se integrar à sociedade.

- O drama de alguém que não teve chance de participar do processo educacional é como o do menino-lobo. Na literatura, é possível que o personagem tenha sido inserido na civilização, mas na vida real dificilmente teria plenitude no desempenho de sua intelectualidade sem ter tido acesso desde pequeno à educação de base - afirmou.

No artigo, Cláudio de Moura e Castro afirma que "a educação tem muitíssimo a ver com o desenvolvimento da nossa capacidade de usar a linguagem e que o bom ensino, portanto, tem como alvo número 1 a competência linguística".

O economista lembra ainda que 50% dos brasileiros na 4ª série são funcionalmente analfabetos, de acordo com testes do Sistema Nacional da Educação Básica (Saeb). E que a capacidade linguística do aluno brasileiro corresponde à de um europeu com quatro anos a menos de escolaridade, de acordo com o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa).



08/07/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam Buarque defende a federalização da educação de base

Cristovam Buarque defende federalização da educação de base

Cristovam Buarque defende federalização da educação de base em audiência

Sem o fortalecimento do ensino de base, país continuará a conviver com o apagão educacional, alerta Cristovam Buarque

A educação é o motor do progresso, diz Cristovam Buarque

Cristovam Buarque é homenageado na Comissão de Educação