Cristovam Buarque diz que voracidade do consumo derrete bancos e calotas polares



O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) afirmou em pronunciamento nesta segunda-feira (6) que "a voracidade do consumidor e do setor produtivo", sempre almejando maior lucro e rentabilidade, pressionam o setor financeiro para que ofereça "créditos além dos limites" para financiar o consumo, o que causou a atual crise econômica mundial. O parlamentar afirmou que essa mesma voracidade causa o derretimento das calotas polares, provocado pelo efeito estufa que, por sua vez, também decorre do aumento da poluição que tem, entre outras causas, o aumento da produção.

_ Gelos e bancos estão derretendo pela mesma causa - afirmou o senador.

Para Cristovam, o Brasil tirará bom proveito da crise se souber procurar novos rumos para sua economia. Sugeriu, a curto prazo, "limitar a irresponsabilidade a que o setor bancário é tentado, por força da produção". E, a longo prazo, mudar o perfil da produção brasileira. Para ele, o Brasil tem de se tornar uma "fábrica de conhecimento", que é o capital do futuro.

O senador ainda elogiou "a política responsável" do Banco Central e disse que o governo tem de estar atento "para não deixar que os gastos públicos saiam do controle".



06/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam Buarque: bem estar e felicidade são mais importantes que renda e consumo

Cristovam Buarque diz que o DF está doente

Sarney recebe Cristovam Buarque

Cristovam Buarque lança blog

A educação é o motor do progresso, diz Cristovam Buarque

Cristovam Buarque: CPI é forma de proteger Petrobras