Cristovam comemora projeto que tenta garantir respeito à faixa de pedestre em São Paulo




O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) comemorou nesta sexta-feira (13) a notícia de que a cidade de São Paulo deverá promover o respeito à faixa de pedestre, seguindo o exemplo de Brasília. A campanha pelo respeito à faixa foi iniciada na capital federal quando Cristovam era governador.

- Dar poder ao pedestre, acima do motorista, foi um gesto revolucionário, pois resulta numa inversão de poder - disse Cristovam.

A explicação é uma referência aos procedimentos exigidos nesse tipo de faixa: os carros têm de parar diante dela a cada vez que um pedestre sinaliza que pretende atravessar a rua. Ao reiterar que isso significou uma revolução, o senador afirmou que "o carro é um instrumento de poder e o motorista se sente todo-poderoso em qualquer rua, em qualquer estrada, com as mãos na direção e o pé no acelerador".

- Mas aqui [em Brasília] se conseguiu reverter tal visão - ressaltou.

Ele acrescentou que isso se tornou possível devido a uma campanha educacional, e não a uma campanha de trânsito, que resultou na mudança da mentalidade dos brasilienses.

Cristovam alertou, porém, para determinados cuidados com esse tipo de faixa. O senador disse que não se deve implantá-las em todos os locais onde as pessoas atravessam as ruas. Para determinados casos, observou, "é necessária a imposição autoritária do semáforo". Segundo ele, há locais em que esse tipo de faixa faria com que os carros parassem e não conseguissem mais andar devido ao fluxo incessante de pedestres.

O senador declarou ainda que a adoção da faixa pela cidade de São Paulo será fundamental porque poderá servir de exemplo e referência para o resto do país.



13/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Garantir respeito à faixa de pedestre é desafio

Detran do DF comemora 14 anos de respeito à faixa de pedestre

Rollemberg destaca força de campanha pelo respeito à faixa de pedestre em Brasília

Cristovam lembra os 13 anos da faixa de pedestre no DF e os 46 anos do golpe militar

Em Brasília, respeito à faixa de pedestres foi resultado de campanha popular

Mesquita Júnior defende campanha nacional pelo respeito à faixa de pedestres