Cristovam considera a educação o caminho duradouro para combater a violência
Ao discursar na sessão solene pela passagem do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) afirmou que a educação é o único caminho duradouro para acabar com a violência contra a mulher.
O senador reconhece que todo tipo de violência precisa ser combatido com repressão, mas disse acreditar que, por meio de grandes campanhas de educação, a serem veiculadas nas escolas, será possível educar as crianças para, no futuro, o país ter uma sociedade que trate com carinho e respeito suas mulheres, onde não haverá necessidade de repressão.
Cristovam relatou que, como candidato à Presidência da República, teve oportunidade de entrar, durante o dia, em muitos lares brasileiros onde sempre estavam as mulheres, raramente os homens, ocupados com outros afazeres. Ele disse ter ficado surpreso com a freqüência com que ouviu queixas de violência contra as mulheres praticadas pormaridos, filhos e até vizinhos.
- Mais estarrecido fiquei em constatar que esse procedimento era, não somente comum, mas também tolerado - afirmou.
Para o senador pelo DF, a violência contra a mulher no Brasil está presente em lares pobres e ricos, mas, no caso dos pobres, existe um adicional de violência que não pode ser ignorado: a situação precária em que vivem.
Cristovam recomendou a leitura do livro da escritora indiana Thrity Umrigar, "A distância entre nós", que analisa a vida de duas mulheres - uma dona-de-casa rica e uma empregada pobre na Índia. O parlamentar ressaltou que é doloroso observar que nada é igual na vida das duas, exceto a violência com que são tratadas pelos respectivos maridos. E lamentou que um tema importante como esse - a violência contra a mulher -ainda não tenha sido objeto de um livro de escritor brasileiro.
30/11/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cristovam: federalização é caminho para realizar sonho da educação de qualidade
Cristovam sugere a criação de uma agência para combater violência nas escolas
Cristovam considera injustificável violência policial contra professores
JOÃO ALBERTO DEFENDE INVESTIMENTOS EM EDUCAÇÃO PARA COMBATER A VIOLÊNCIA
Patrícia e Demóstenes defendem educação de qualidade para combater a violência
Cristovam critica governo do DF: 'Em vez de novo caminho, estamos no velho caminho'