Cristovam sugere a criação de uma agência para combater violência nas escolas



A primeira reunião da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do segundo semestre deste ano está marcada para esta terça-feira (4). Nela os senadores poderão votar projeto (PLS 191/08) do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) que autoriza o Executivo a criar uma agência específica de coordenação, apoio e fiscalização de iniciativas que garantam a segurança e a paz no ambiente escolar. A agência funcionaria no âmbito do Ministério da Educação, o que federaliza as ações de policiamento tanto fora quanto dentro das escolas, de forma a impedir os episódios de agressões entre alunos e de ações de vandalismo praticadas nos estabelecimentos escolares.

- Hoje, parte das nossas crianças deixa de frequentar as aulas por medo da violência entre a casa e a escola - atenta Cristovam, observando também que professoresabandonam o magistério por medo da violência e vários alunos deixam de se matricular em horário noturno pelo mesmo motivo.

O senador Valter Pereira (PMDB-MS), relator do projeto, acatou a idéia, oferecendo emendas ao texto original, sem alterar o mérito da proposta. A Agência Nacional para a Coordenação da Segurança Escolar iria, de acordo com a sugestão de Cristovam, além de fiscalizar e coordenar o trabalho de segurança desenvolvido pelas polícias estaduais e do Distrito Federal, apoiar o intercâmbio de experiências entre órgãos locais.

Saúde dos estudantes

Outro item da pauta da CE é o PLS 070/2008 da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) que autoriza o governo a instituir a realização de exames anuais de saúde nos estudantes dos ensinos fundamental e médio. Os exames deverão incluir, no mínimo, exames bucais, nutricionais, de visão e audição. Além disso, a proposta prevê a realização, no início de agosto de todo ano, da Semana Nacional da Saúde na Escola.

Os exames médicos seriam realizados nos estudantes da rede pública de ensino e nos alunos das escolas particulares, em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a autora, existem estudos demonstrando "elevada prevalência de problemas de saúde entre as crianças da educação básica", com prevalência de cáries, carências nutricionais e deficiências auditivas e visuais, que não são diagnosticados por inação das escolas e do Poder Público. O senador Augusto Botelho (PT-RR) é o relator da matéria e já apresentou voto favorável ao texto. O projeto ainda precisará da análise, em decisão terminativa, por parte da Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Novas audiências

Também poderão ser votadas proposições já debatidas pela CE, como é o caso do projeto (PLS 004/2008), dos senadores Cristovam Buarque, Marisa Serrano e Augusto Botelho, que foi objeto de audiência pública e define o regime de dedicação exclusiva para os profissionais da educação básica pública. Já o PLS 043/2009, do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), utiliza o desempenho de alunos em provas de proficiência profissional como critério de avaliação de cursos e instituições de ensino superior.

Os senadores ainda terão a possibilidade de examinar projetos que autorizam a criação de escolas técnicas, instituem datas especiais em homenagem a heróis, ou ainda que criam denominações especiais para trechos de rodovias e ferrovias.

Finalmente, existem três requerimentos para realização de audiências públicas, um deles proposto pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS), que quer discutir a inadimplência e o endividamento dos alunos que aderiram ao Programa de Financiamento Estudantil (FIES). Outro do senador Cristovam, para debater a questão do patrimônio cultural subaquático brasileiro e um terceiro, assinado por vários senadores, que sugere a realização de uma conferência sobre saúde mental materno-infantil.

A reunião da CE está marcada para começar às 11h. 



31/07/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam Buarque sugere criação de comissão para debater violência

Promotor sugere reforçar autoridade das escolas para combater 'bullying'

Ministério da Justiça sugere 'pacto nacional' para combater violência

Senadores elogiam medida para combater violência nas escolas

Adelmir Santana sugere mobilização geral para combater violência no Brasil

Suplicy sugere esforço conjunto para combater violência nos países da América do Sul