Cristovam: Cotas são necessárias, mas são "jeitinho"



Ao discursar em Plenário nesta sexta-feira (21), o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) afirmou que medidas como as cotas para negros em universidades e a bolsa-família são necessárias, "mas são um jeitinho". Apesar de apoiá-las, ele disse que ambas "são propostas para o presente, para o imediato, sem uma visão histórica de longo prazo". O senador argumentou ainda que, "para não fazer uma mudança mais profunda, são feitas pequenas mudanças que enganam o povo".

- É claro que é melhor ter bolsa-família do que não ter. Eu defendo esse programa. É claro que é correto ter cotas para negros em um país que continua com uma elite branca - declarou ele, acrescentando que, "no entanto, o país precisa, além de jeitinhos provisórios, de uma revolução: a revolução da escola gratuita, de qualidade, igual para todos".

Ainda sobre as cotas em universidades, Cristovam afirmou que "o objetivo não é beneficiar os negros que a utilizarem, mas, sim, mudar a cara da elite brasileira e, assim, dar mais decência à Nação, para que se possa dizer que o Brasil é um país de brancos e negros". Ele destacou o fato de, no próprio Senado, haver apenas um parlamentar negro - o senador Paulo Paim (PT-RS).

- Não há negros na nossa elite, e isso é uma vergonha - disse.

Segundo Cristovam, essas questões têm de ser debatidas durante o processo de escolha dos candidatos a presidente da República, em 2010, a fim de que se conheçam suas propostas e, assim, seja possível saber "se serão candidatos de cotas e bolsas ou da transformação de que o país realmente precisa, para não necessitar mais de bolsas nem de cotas".



21/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Para Cristovam, escola de qualidade para todos acabará com necessidade de cotas

MP é expressão do 'jeitinho brasileiro', gera distorções e atrapalha o Congresso, diz Ana Amélia

Dilma critica "jeitinho brasileiro" e pede regras claras para o etanol na posse da diretora-geral da ANP

Garibaldi diz que fará as demissões necessárias

Requerimento da CPMI já tem assinaturas necessárias

CPI DOS INSTITUTOS DE PESQUISA JÁ TEM ASSINATURAS NECESSÁRIAS